Colégio Web

O que é a operação Lava Jato?

Publicidade

Desde que foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março do ano passado, a Operação Lava Jato já revelou nomes importantes, já prendeu outros tantos e já causou impactos importantes dentro de escalões de diversas esferas do governo.

Mas a grande pergunta que se faz é a seguinte: você conhece de fato o caso Lava Jato? Pois se sua resposta for negativa, nas próximas linhas nós iremos detalhar este que é um dos maiores escândalos dos últimos anos dentro da política brasileira.

O que é investigado

Operação Jato Lava

Para quem ainda não sabe, a Operação Lava Jato foi deflagrada pela Polícia Federal em março do ano passado para investigar um grandioso esquema de desvio e de lavagem de dinheiro.

Este esquema investigado envolve algumas das maiores empreiteiras do Brasil, políticos e a Petrobrás, a maior empresa estatal do país, e simplesmente a mais famosa de todas.

Por isso, por ser uma investigação em cima de um esquema que tem como um dos principais motes a lavagem de dinheiro, a operação  acabou recebendo o nome de Operação Lava Jato, com seus desdobramentos invadindo o noticiário nos últimos meses.

O doleiro

Um dos nomes mais importantes que foram presos durante a Operação Lava Jato foi também um dos nomes que mais impacto às investigações causou: o doleiro Alberto Youssef, de 47 anos.

Com passado obscuro, Youssef já atuou, entre outras coisas, como contrabandista de eletrônicos do Paraguai, e também já esteve preso por nada menos do que 9 oportunidades.

A mais famosa de todas, até o escândalo do caso Lava Jato, foi a prisão por conta de sua participação no caso do Banestado, que até então era o maior escândalo brasileiro de remessas ilegais de dinheiro ao exterior.

Petrobrás

Envolta em diversos casos de corrupção nos últimos meses, a Petrobrás acabou sendo envolvida na Operação Lava Jato por conta da prisão de Paulo Roberto Costa, que é ex-diretor de abastecimento da estatal.

Ele entrou na rota da PF por conta do recebimento de um carro de luxo, que teria sido comprado pelo doleiro Youssef, num fato extremamente suspeito que se deu no ano de 2013.

O que é caso Lava Jato

Os desdobramentos

A Operação Lava Jato começou a respingar na classe política quando, por conta de acordos de delação premiada, tanto o doleiro Youssef, quando o ex-diretor de abastecimento da Petrobrás, Costa, acabaram por delatar diversos nomes importantes.

Segundo informações e depoimentos, especialmente dos dois já citados anteriormente, havia um grande esquema de pagamento de propina para abastecer o caixa de alguns partidos, como o PP, o PMDB e o PT.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados