Colégio Web

O que é a heterofobia?

Publicidade

Você já deve ter ouvido falar de homofobia, não é mesmo? Pois acreditamos que sim, afinal de contas esta palavra está muito em voga nos dias de hoje, e ela denota um repúdio aos homossexuais e às suas práticas.

Mas a pergunta que se faz atualmente é se você, que sabe muito bem o que é a homofobia, também sabe o que vem a ser a heterofobia, que é uma espécie de contraparte dela. Vamos entendê-la!

Heterofobia: que é?

O que é a heterofobia

Para quem não sabe, a heterofobia seria exatamente a mesma coisa que a homofobia, só que voltada para os heterossexuais, que seriam alvo do repúdio por parte de uma parcela da sociedade, especialmente por parte dos gays e lésbicas.

Ao contrário da homofobia, a heterofobia ainda não é reconhecida pela sociedade, e não leis que possam enquadrar pessoas que possam cometer algum ato que seja reconhecido como sendo heterofóbico.

O que há, na verdade, é uma grande polêmica, já que não se sabe ao certo até que ponto de fato a heterofobia realmente existe, e também não se sabe como ela pode ser enquadrada e definida.

O que se sabe, na verdade é que dentro de nossa sociedade atual, talvez haja por parte de grupos que lutam pelos direitos dos homossexuais, uma tentativa de colocar os heterossexuais em condição de não poder manifestar qualquer coisa em relação ao orgulho por sua orientação sexual.

Polêmica

heterofobia

No entanto, o que realmente gerou polêmica em torno deste termo, que acabou ficando mais conhecido até por conta desta polêmica, foi a publicação de um livro chamado de “Heterofobia: um risco para o estado de direito”.

Este livro foi publicado pelo professor de engenharia de pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Ademir Gomes Ferraz, que o lançou na semana passada na cidade de Recife.

Nele, há a defesa de uma tese que indica que a nossa sociedade atual está passando por um momento no qual simplesmente, toda e qualquer manifestação contrária aos gays é taxada de homofobia, e onde qualquer tentativa de enaltecer o orgulho hetero é atacada com veemência.

Para Ferraz, que já teve polêmicas no passado por conta de posts considerados homofóbicos, atualmente, nós vivemos num mundo onde a heterofobia se coloca como um mal realmente forte.

E ele enxerga que este mal é realmente voltado para o que se entende por estado de direito, e é justamente por esta sua visão, que ele acabou por gerar ainda mais polêmica.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados