Colégio Web

O que define a cor do ovo da galinha?

1No supermercado, na prateleiras dos ovos de galinha, aquela eterna dúvida: porque alguns são brancos e outros são na cor marrom clara? O que define a cor do ovo da galinha? Dizem que o mais escuro é mais nutritivo. Seria verdade? Os especialistas dizem que as cascas dos ovos são ricas em carbonato de cálcio. Na verdade, elas funcionam como câmaras em que mais tarde serão desenvolvidos os embriões. Mas, a cor não está relacionada a como a galinha se alimenta.

Publicidade

O pigmento da casca do ovo é composto por hemoglobina ou bilirrubina. Esse tipo de pigmento vai ser liberado na parede do oviduto. Assim, vocês vão ficar surpresos: o ovo pode ser verde, vermelho, azul e branco ou marrom. Reza a lenda que a galinha mediterrânea, também conhecida como Leghorn, coloca ovo branco. Já a galinha americana e asiática, como a New Hampshire, sempre põe em cores do marrom.

Portanto, fica claro que a cor do ovo terá relação com a genética e não com o tipo de alimento que a galinha ingere. Há informações de que a cor das penas estaria definindo a cor do ovo. É outro argumento fantasioso. Sempre há contradições nesse aspecto. Há algumas espécies de galinhas que põem ovos de diferentes cores.

Valor nutricional não muda

2Em alguns países é possível observar que os discos auriculares das galinhas podem indicar a cor dos ovos. Quando o disco auricular é branco, temos ovos brancos. Da mesma forma, quando são avermelhados. Mas isso não é uma regra estanque.

Outro aspecto a ser frisado diz respeito à cor da casca. O ovo vai apresentar o mesmo valor nutritivo. Não há diferença em relação a esse aspecto e ainda assim há disparidades em relação ao preço.

O que é importante destacar em tipos diferentes de ovos é a relação da cor da gema. Aí sim teremos diferença em relação aos valores nutritivos, que por consequência advêm da alimentação da galinha.

Quando a galinha, por exemplo, come mais milho, a gema será mais vermelha. É a presença do carotenoide (pigmento de coloração avermelhada) proveniente dos alimentos ingeridos. Assim se explica o fato dos ovos de granja terem gemas menos vermelhas que aquelas observadas na galinha caipira. Isso ocorre porque a galinha de granja é alimentada com alimentos pouco nutritivos em termos de tal pigmento.

E você, já havia parado para pensar nesses aspectos? O que você acha?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados