Colégio Web

O que adolescentes podem aprender com a Mafalda?

Publicidade

Mafalda é uma personagem de “tirinha” criada pelo desenhista e cartunista argentino Quino, com histórias sempre com tom irônico e sarcástico sobre vários temas importantes como política e sociedade. A personagem é extremamente popular na América Latina e Europa.

Quem nunca leu as estórias da garotinha gorducha de vestido vermelho, cabelos negros com uma fita ornamentada em volta dele, que tinha um inconformismo com a situação que o mundo vivia suas constatações ácidas criticando o modelo vigente da sociedade no período de 1964 a 1973? Essa é Mafalda.

Sendo da classe média, Mafalda enxergava muito além dos problemas típicos de uma garotinha, sempre criticando questões econômicas e sociais repudiando qualquer tipo de injustiça e desigualdade, o mesmo repudio que sentia por sopa.

Mafalda

A personagem preocupada com o caminho que a humanidade está tomando se rebela com o estado atual do mundo, assim nasce Mafalda e suas críticas à sociedade. O autor utilizou este viés para fazer críticas durante o período ditatorial da época.

Mesmo com todo o posicionamento crítico, ela conseguiu escapar da censura de seu país em uma época que os militares procuravam calar qualquer voz que destoasse das posições oficiais da nação.

Dentro de suas histórias eram encontrados outros personagens que davam vazão para ela, e com a mesma pegada crítica; tais como:

  • Papá (Pelicarpo, 29 de Setembro de 1964)
  • Mamã (Raquel, 6 de Outubro de 1964)
  •  Filipe (Felipe, 19 de Janeiro de 1965)
  •  Manolito (Manuel Goreiro “Manelito”, 29 de Março de 1965)
  • Susanita (Susana Beatriz Clotilde Chirusi, 6 de Junho de 1965)
  • Guille “Gui” (Guillermo, “Guilherme”, 1968)
  • Miguel “Miguelito” Pitti
  • Liberdade (Libertad, 15 de Fevereiro de 1970)
  • Burocracia

Mafalda Crítica

Mafalda Ensina…

Esta personagem tão icônica que transpôs sua época pode ensinar aos jovens atuais a enxergar além das telas de computados, tablets, celulares. O olhar crítico que muitas vezes faz falta para essa geração pode ser encontrado como forma de inspiração nas tiras de Quino.

Adolescentes muitas vezes questionam o mundo e suas convenções de uma maneira enraizada no senso comum, eles podem alcançar outros patamares com Mafalda e sua ironia, sarcasmo e crítica social.

Tudo isso pode ser alcançado através de uma tirinha? Sim, tudo isso através de uma tirinha que fez muitos questionarem o mundo nos anos 60 e pode fazer o mesmo nos dias atuais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados