Colégio Web

O origem e os benefícios da luz

sun on hand gestureAs luzes naturais que iluminam o planeta Terra são produzidas pelo sol, a estrela maior do universo celeste. O sol fica situado a aproximadamente 150 quilômetros do planeta dos terráqueos. A luz produzida pelo Sol vai viajar por todo o universo a uma velocidade espantosa: 300 000 km/s (quilômetros por segundo). Aparelhos sofisticados e pesquisadores apontam que a luz chega à Terra por volta de 8 minutos depois de ter sido liberada pelas explosões ocorridas na área solar. Essa constatação já foi comprovada por meio de satélites.

Publicidade

A luz do Sol é garantidora da vida em todo o planeta. As plantas dependem dela pra sobreviver, para gerar o alimento. Nós, precisamos do oxigênio liberado pelas plantas para também nos mantermos vivos. Ou seja, toda uma cadeia de vida que depende da luz solar.

O movimento de rotação da Terra ao redor do Sol faz com que existam dias e noites e diferentes fusos em cada país. O Sol tem um jeito particular de se fazer presente na manutenção da vida. Por esse motivo, a luz artificial acaba sendo uma forma de cópia daquilo que o sol faz tão bem e naturalmente. A produção de luz a partir da criatividade humana surgiu com a experiência do fogo. Saímos do período da lamparina, da vela e hoje temos formas mais sofisticadas de produção de luz para que não exista escuridão no universo dos humanos.

Luz artificial

cap1-12_html_6ecfbe7d-300x173A descoberta, o desenvolvimento e a chegada da luz elétrica em diferentes regiões representou um importante avanço para a cidadania e até mesmo para a economia. Da vela, temos hoje a energia solar. A maioria das casas no mundo vive hoje de forma dependente da luz. A lâmpada ou lamparina é um dos objetos que ganhou bastante projeção em meio a essa demanda. Os espaços de tecnologia continuam a se debruçar para a produção de luz com ainda mais qualidade e menos impacto ambiental. O fato é que o homem clareia a sua própria vida a partir do desenvolvimento da luz artificial.

É importante destacar que apesar do papel maravilhoso que o sol cumpre na emissão de luz, também se deve ficar atento às consequências das irradiações solares quando não há a devida proteção da pele humana. Os demais animais até que conseguem lidar bem com essa variável. Já o homem, deve redobrar os cuidados. Em determinadas estações do ano, a incidência em excesso dos raios solares leva ao desenvolvimento do câncer de pele. Não esquecer jamais do uso regular do protetor solar é uma forma simples e eficaz de resolver o problema. Afinal de contas, nós gostamos em demasia de sentir o calor solar no reavivamento do próprio organismo. Tudo é uma questão de equilíbrio.

E você, o que pensa sobre a chegada da luz em sua vida? Entende a importância dessa estrela maravilhosa ao qual chamamos de Sol? Procure espiá-lo um pouco mais, acompanhe um nascer e um pôr do sol. Há todo um espaço simbólico em torno desse grande astro.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados