Colégio Web

O Flat Design na prática

Publicidade

Ao longo da história humana existiram muitas formas e estilos variados. De tempos em tempos, os gostos mudam, se modificam, evoluem e mais do que tudo se adaptam as novidades das novas eras que vivemos, ou seja, eles se encaixam de acordo com a necessidade do dia a dia e a evolução tecnológica.

Hoje em dia, a tecnologia evolui tanto que apontamos cada vez mais para a direção do imediatismo, ou seja, precisamos de coisas para já e por isso tudo tem que ser muito prático. Não podemos mais perder muito tempo com o que não é necessário, mesmo porque às vezes nem temos tempo para tudo que queremos acompanhar.

É por isso que o estilo das casas e móveis mudou tanto, hoje a maioria das casas não prioriza mais a beleza, não precisamos mais de coisas rebuscadas e cheias de enfeites e beleza, a ideia é praticidade. Limpar tem que ser algo que fazemos em pouco tempo, e tudo tem que estar sempre à mão para não ter que procurar.

Flat Design

Foi assim que surgiu o minimalismo, esse é um estilo que prega justamente viver com objetos com design o mais simples possível. Uma mesa, por exemplo, não passaria de quatro pés e uma madeira em cima, simples, nada de entalhes, nada de cores absurdas, sempre priorizando cores lisas e diretas.

Muitas pessoas empregam isso até mesmo em suas vidas, vivendo com o que é estritamente necessário e nada mais. E claro que isso se refletiu no mundo tecnológico, que não passa de um espelho da realidade que vivemos nas ruas. A mais nova tendência então é o chamado flat design.

Mas o que é isso?

Como eu disse, o flat design é uma tendência de estilo utilizada nos mais diversos aparelhos tecnológicos que existem hoje, mas não estou falando do design do aparelho em si, mas sim do que tem dentro dele e que não podemos pegar, ou seja, o software.

Quando as primeiras tecnologias de software surgiram, eles não passavam de linhas de programação, onde apenas pessoas entendidas poderiam realmente utilizar, não era para qualquer um, mas com o passar dos anos surgiram o que chamamos de interface gráfica, que é mais ou menos o que temos hoje com janelas e atalhos.

O Flat Design na prática

Mas para que a maioria das pessoas pudessem se acostumar com essa ideia, muitas das coisas que existiam nos sistemas operacionais eram imitações virtuais e analogias do que existe na realidade, isso facilitou a visualização das pessoas por muito tempo.

Mas hoje, os principais defensores do flat design, como o designer John Ive da Apple, pregam que isso não é mais necessário, hoje o importante é realmente a praticidade e a rapidez que as coisas funcionam.

Por isso o flat design prega simplicidade e minimalismo. Você não precisa de gráficos ultra rebuscados, você precisa apenas do que é necessário. Hoje, uma calculadora de um iPhone não é mais uma imitação de um aparelho real, ela é simples e direta, e isso vem acontecendo com muito outros aplicativos e sistemas e é a grande tendência futura.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados