O aprendizado é um caminho duro, cheio de pedras e obstáculos que ficam no meio do nosso caminho, oferecendo resistência e atrapalhando o nosso perfeito andamento. No entanto, se não fossem por elas, não ficaríamos tão calejados com as adversidades da vida.

Há ainda um aliado para todas as crianças e adolescentes que estão no início do aprendizado, lá na escola, conhecendo o básico sobre tudo que consiste o mundo. Ele é chamado “professor”. Por mais duro e chato que ele pareça, este profissional pode ser um de nossos melhores amigos.

Pense que você o verá por horas durante a semana por pelo menos um ano! É uma presença que não dá para ser simplesmente ignorada. E o melhor de tudo é que ele quer o seu bem, mesmo que muitas vezes não pareça. Quem dá abertura para ele ajudar, consegue ser bastante beneficiado.

O primeiro passo para aproveitar esta ajuda que todos os professores dão é perguntando sobre a matéria. Cada pessoa tem um entendimento diferente, portanto, pode ser que muita gente compreenda o que ele queira dizer, mas outras, não. Se você é uma delas, não fique com vergonha de tirar suas dúvidas: é essencial.

3 motivos para você perguntar ao professor

Não tenha medo de perguntar ao Professor

Deixe a timidez de lado, a vergonha ou qualquer outra razão que tenha para não perguntar sobre o que ele está ensinando. Em uma sala de aula, todos estão presentes para aprender. Você está no seu direito de perguntar o que bem entender, portanto, faça uso disso sem medo algum.

Confira 3 motivos para você começar hoje a realizar mais perguntas durante as aulas!

1# – Professor gosta de alunos que interagem

Quando os professores estão explicando a matérias, todos eles desejam que seus alunos prestem atenção. Por isso eles ficam bravos quando os mesmos estão conversando ou dormindo. Ao falar tudo que querem e perceberem que a maioria está dando ouvidos, eles ficam muito mais motivados a melhorar ainda mais a aula.

Portanto, mostrar que você está interessado no assunto, alegra-os! Mesmo que a pergunta nasça por você não ter entendido, pouco importa. Eles explicarão de novo com o maior prazer, pode ter certeza!

2# – Você pode ajudar o seu colega

Não pense que é só você quem tem dúvidas. Chega a ser até hilário, pois ninguém pergunta, mas na hora da prova, diversas pessoas reprovam, não é mesmo? Isso mostra como tanta gente fica na dúvida, mas prefere manter pra si mesma.

Caso você tome coragem de perguntar tudo o que acha necessário questionar, muito provavelmente, as respostas do professor elucidarão outras dúvidas de outros colegas seus. Ao você se ajudar, estará ajudando seu amigo também!

3# – Ganhar nota de participação

Mesmo que muitos professores não assumam que perguntar sobre a matéria gere nota, ao participar, se mostrar ativo e interessado, ele sempre se lembrará de você, do seu nome e terá mais carinho ao comentar sobre seu desempenho no conselho de classe.

Além disso, na hora de fechar a nota, verá, também, que você se esforçou e tentou entender a matérias, relevando algum meio ponto negativo ou coisas do gênero.