Colégio Web

Músicas dão ótimas aulas de História!

Publicidade

A música é uma das melhores formas de se contar boa parte de nossa História, e por esse motivo, cada vez mais professores dessa disciplina tão importante, têm feito uso desse recurso em suas aulas.

Portanto, vamos listar alguns bons exemplos de músicas que dão ótimas aulas de História, para que você tenha uma ideia de como é possível aprender História apenas ouvindo música. Vamos conhecê-las?

Panis et Circenses

Essa música foi escrita pela dupla tropicalista Caetano Veloso e Gilberto Gil, e tem seu nome como referência à política romana do “pão e circo”, que é o significado de Panis et Circenses (latim).

A música ficou muito famosa na versão feita pela banda tropicalista e de rock psicodélico Os Mutantes , e é altamente identificada com o período da Ditadura Militar brasileira, que matava manifestantes que protestavam contra o regime enquanto as pessoas da classe média se limitavam a seguir suas vidas.

Sunday Bloody Sunday

Músicas aulas História

Essa música, que é da banda de rock irlandesa U2, foi lançada no álbum War, e tem como principal característica, fazer referência a um episódio da História da Irlanda do Norte, conhecido como Domingo Sangrento.

Nesse episódio, que é lembrado na letra dessa importante canção, tropas britânicas atiraram e mataram muitos manifestantes dos direitos civis na cidade de Derry, resultando em muitas mortes.

A música carrega a visão de um observador de um jornal estrangeiro, que ficou horrorizado com a truculência das tropas britânicas durante esse terrível episódio da História da Irlanda do Norte.

Vai passar

Essa música, do cantor e compositor Chico Buarque, apresenta todos os aspectos presentes em um samba-enredo de uma escola de samba, com levada semelhante e com melodia realmente empolgante.

No entanto, o que mais chama a atenção é a letra de Chico Buarque, que carrega forte critica a Ditadura Militar, além do cuidado do compositor para com a censura, o que fez dessa letra uma das suas composições mais inteligentes de todas.

No entanto, aos ouvidos dos dias atuais, a música praticamente representa claramente a tristeza dos tempos de “chumbo” que o Brasil vivia na época em que a canção foi escrita.

Músicas dão ótimas aulas de História

Pra não dizer que não falei de flores

Essa música foi escrita pelo compositor Geraldo Vandré, que ficou famoso justamente por causa dela, que virou uma espécie de hino na luta contra o Regime Militar, sendo lembrada até os dias atuais.

A música possui uma melodia realmente impactante, e a letra é realmente muito forte, retratando os duros tempos da Ditadura Militar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados