Colégio Web

Mobilidade urbana: você sabe o que é?

Publicidade

Percebemos que em todo o mundo existe um grande problema que afeta quase todas as cidades, principalmente as cidades de grandes movimentações, tanto de veículos, quanto de pessoas, que é a chamada mobilidade urbana. Mas o que seria mobilidade urbana? Vamos entender melhor sobre o assunto!

O que é mobilidade urbana?

Todo município deve ter um planejamento orientando as condições em que as pessoas e cargas devem se deslocar. Esse deslocamento deve ser realizado num determinado espaço urbano em que se tenham algumas condições mínimas de locomoção.

Mobilidade urbana

Como planejar essa mobilidade urbana?

A mobilidade urbana deve ser planejada por meio de ações governamentais juntamente com empresas privadas, realizando uma política de transporte. Esse planejamento tem como objetivo atuar na melhoria da circulação e acessibilidade de pessoas e cargas no espaço urbano, através de melhores condições no transporte público, ampliando a rede de empresas e licitações, viabilizando o acesso de terminais de ônibus juntamente com os metrôs e trens, ampliando as linhas, construindo novos terminais de ônibus e criando corredores exclusivos em vias públicas.

Algumas dessas medidas atuariam diretamente para o benefício da população no sentido de:

  • incentivar a utilização do transporte público;
  • evitar congestionamentos por excesso de veículos motorizados;
  • proporcionar maior agilidade e rapidez (economia de tempo);
  • preservar o meio ambiente;

Não é necessário nenhum estudo para entendermos que a cidade ou o município, para crescer e se desenvolver, precisa, antes de qualquer coisa, de planejamento.

Você sabia que no Brasil existe uma lei federal que estabelece normas e diretrizes sobre a mobilidade urbana?

Estamos mencionando a lei federal nº 12.587, de 2012, que estabeleceu diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

iMobilidade urbana

A crise da mobilidade urbana

Estamos vivenciando o que especialistas chamam de “crise da mobilidade urbana” devido a vários fatores. Podemos mencionar entre esses fatores a ausência de planejamento urbano; o crescimento das cidades em termo populacional; o aumento de poder aquisitivo da população; o crescimento da indústria automotora; a queda de preços dos veículos; e a falta de meios de transporte coletivo para a demanda da população, além do grande crescimento populacional nas grandes cidades.

O prejuízo que custa para os cofres públicos é de milhões quando o assunto é congestionamento. O trânsito é um dos maiores problemas enfrentados pela maioria dos brasileiros nas metrópoles. Além do excesso de veículos, o trânsito proporciona acidentes, doenças como estresse e poluição. É preciso que políticas mais eficazes sejam adotadas para melhorar a mobilidade urbana nas cidades.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados