A educação brasileira anda de mal a pior em muitos sentidos, mas a verdade é que em meio a tantas escolas de baixa qualidade, há algumas escolas de qualidade superior e que podem representar ótimas opções para quem deseja dar aos seus filhos ensino de qualidade.

Pois uma das melhores formas de se medir a qualidade das escolas brasileiras é tomar por base o ENEM (o Exame Nacional do Ensino Médio), que mostra exatamente quais destas escolas foram capazes de ter alunos com as melhores notas na última prova.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos procurar mostrar em detalhes quais são as melhores escolas do Brasil, com base nas notas do ENEM de 2014, para que você possa escolher com mais critério onde colocar seus filhos no próximo ano.

3 melhores escolas do Brasil

Melhores escolas do Brasil com base no ENEM

De acordo com o ENEM 2014, as três melhores escolas do Brasil são encabeçadas mais uma vez por uma representante de São Paulo, a Colégio Objetivo Integrado, que é uma escola particular que teve 741,94 de média nas provas objetivas e de 804,55 na redação.

A segunda melhor escola do Brasil segundo o ENEM 2014 é de Minas Gerais, mais precisamente da capital, Belo Horizonte, sendo o Colégio Bernoulli – Unidade Lourdes, que também é uma escola particular e que teve média de 722,64 nas provas objetivas e de 792,53 na redação.

A terceira posição ficou com mais uma escola particular, do Rio de Janeiro, o Colégio e Curso Ponto de Ensino, que teve média de 720,02 nas provas objetivas e de 762,67 na redação.

Uma representante do Piauí

O que chamou a atenção foi a presença de uma escola do Piauí, que é um dos estados mais pobres do país, entre as melhores escolas do Brasil de acordo com as notas do ENEM 2014.

Para variar, a escola é particular, e se chama Instituto Dom Barreto, que apresentou uma média de 713,39 nas provas objetiva e de 805,33 na redação (uma das melhores do país neste quesito).

Primeira escola que não é particular na lista

Melhores escolas do Brasil

Pois foi somente na 14ª posição neste ranking que nós conseguimos ver a primeira escola que não é particular presente nesta lista, quebrando esta lógica cada vez mais forte no ensino brasileiro.

Localizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria teve uma média de 653,34 nas provas objetivas e de 617,71 na redação.

Ausência de escolas públicas

No entanto, o que mais chamou a atenção é que na lista das melhores escolas do Brasil de acordo com as notas do ENEM 2014, não figuram escolas públicas até a 30ª posição do ranking.

Esta é uma questão simbólica, já que para muitos, a discrepância de qualidade entre as escolas particulares e as escolas públicas no Brasil chega a ser tão gritante ao ponto de produzir duas realidades distintas: de um lado os estudantes mais abastados, que estudam em escolas particulares e que têm acesso a um ensino de qualidade, e de outro os estudantes mais pobres, que estudam em escolas com qualidade de ensino similar à dos países mais pobres do mundo.