Colégio Web

Malefícios da poluição na natureza

Publicidade

O ser humano e o meio ambiente fazem parte do nosso planeta. O homem modifica o ambiente com suas ações. A partir de sua evolução, ele aprendeu as regras da agricultura, pecuária, indústria e comércio. Compreendeu como lidar com as moedas e com o dinheiro! Com o crescimento da população, foi necessário que o homem construísse muitas casas. Muitas vezes, as casas são construídas em locais não apropriados, como regiões de Cerrado, Mata Atlântica e florestas, gerando desequilíbrio ambiental como a poluição do ar e das águas, além da perda de recursos naturais.

Poluição Ar

Poluição do ar

O nosso ar é poluído por gases produzidos pelo homem, que saem dos veículos e de fábricas, causando doenças, principalmente respiratórias, prejudicando muito a nossa saúde. Esses gases, além de prejudicar a nossa saúde, também aumentam a temperatura da Terra, desequilibrando o planeta e suas camadas. As queimadas de matas e florestas também prejudicam o ar e o solo. Elas ocorrem de forma natural por meio do calor e a falta de água em determinados locais, mas as queimadas também ocorrem de forma indiscriminada pela ação dos homens.

Poluição da água

O ser humano polui também a água. Ela possui importância vital para todos os seres vivos. A água dos oceanos e mares é poluída por derramamento de óleo de grandes transatlântico, além de resíduos que são despejados, como sabão e detergente, que além de poluírem as águas, matam os peixes e outros seres vivos. O derramamento de petróleo é considerado um dos maiores desastres ecológicos, pois altera todo o ecossistema do local, matando não apenas os peixes, mas outros animais marinhos e as aves. Para que tudo volte ao seu normal, é preciso da ajuda dos ambientalistas e dos governantes para medidas de limpeza e preservação das nossas águas.

Poluição Solo

Poluição do solo

A poluição do solo ocorre por meio de resíduos de agrotóxicos, inseticidas e fertilizantes usados na agricultura, assim como o despejo de lixo em local indevido, causando várias doenças ao ser humano. Além disso, as indústrias despejam nas águas, resíduos inadequadas, lixo descartado e o esgoto das residências. O governo gasta milhões em construção de aterros sanitários para o despejo do lixo doméstico, mas as pessoas insistem em jogar o lixo nos rios e nas ruas, impedindo que a água das chuvas desemboque nos bueiros causando enchentes, inundações no solo e muitas doenças, inclusive a leptospirose.

É preciso que o homem reflita e comece a preservar a nossa natureza, o nosso ambiente.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados