Colégio Web

Maiores sindicatos do Brasil

Publicidade

O mercado de sindicatos não só é um mercado muito conhecido, como também um bastante movimentado. Isso porque ele é um segmento que não só movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano, como também já conta com mais de 15 mil entidades espalhadas por todo o país.

E é exatamente por isso que vamos mostrar para vocês quais são as principais delas e qual a importância desse ecossistema para o desenvolvimento de todos os outros setores da economia.

O Brasil conta com mais de 15 mil entidades espalhadas em seu território. E apesar do número grande, algumas se destacam dentro dessa multidão. E é exatamente por isso que reunimos aqui uma lista com os maiores sindicatos de todo o país. Confira!

São seis os maiores sindicatos do Brasil, porém, cada um deles, quando observado em seus detalhes, se desdobra em uma série de pequenas entidades que se espalham por todo o território brasileiro e fazem parte do amplo número que caracteriza o setor.

maiores sindicatos do Brasil

São eles o Sindicato dos Trabalhadores, o Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Metroviários, o Sindicato dos Motoristas, o Sindicato dos Comerciários e o Sindicato dos Policiais Civis.

Cada um deles cuida de um determinado setor trabalhista do Brasil e exerce a função de zelar pelos direitos – e também pelos deveres – de uma determinada classe trabalhadora.

A importância do sindicato

Muitas pessoas veem os sindicatos como algo irrelevante, uma visão que não poderia estar mais errada. Isso porque são os sindicatos que vão zelar pelo direito dos trabalhadores e é a ele que você deve recorrer caso sinta que teve os seus direitos lesados pelo seu empregador.

Mais ainda, é ele que será o meio – e de certa forma o protagonista – na luta pela obtenção de novos direitos e pela melhora nas condições de trabalho dos mais diversos setores trabalhistas existentes no Brasil.

São os sindicatos os responsáveis pela conquista de direitos que hoje são considerados básicos, como a licença maternidade, o direito à aposentadoria sem ser demitido pouco antes disso, a permanência obrigatória de mulheres grávidas em seus empregos não podendo ser demitidas, o padrão de limpeza e qualidade dentro de empresas e muitos outros.

maiores sindicatos Brasil

Economicamente movimentado

O setor dos sindicatos é também um setor que movimenta muito dinheiro na economia brasileira. Apenas nos últimos oito anos foi registrada a criação de mais de 250 sindicatos a cada ano. Para se ter ideia, apenas nesse ano já foram criados cerca de 57 sindicatos, que se juntam a uma totalidade de entidades que já ultrapassam os 15 mil.

Apesar de muitas dessas novas entidades serem criadas apenas para arrecadar a contribuição que é obrigatória, os sindicatos movimentam muito dinheiro dentro do país. Para se ter uma ideia, o valor movimentado pelo setor é de pelo menos R$ 2,4 bilhões, um número consideravelmente alto.

Porém, mesmo com o avanço no número de sindicatos, a quantidade de trabalhadores sindicalizados tem diminuído.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados