Colégio Web

Maiores bibliotecas do Brasil

Publicidade

Como bom incentivo à educação e cultura, uma biblioteca é o ambiente ideal para promover o conhecimento e a comunicação em determinada localidade. Falando em um contexto nacional, as bibliotecas são a porta de entrada de muitos estudantes brasileiros no mercado de trabalho, marcadas como referencia na busca pelo saber e na ampla variedade de conteúdo que apresentam.

Dentro do nosso território, concentramos algumas das maiores e mais famosas bibliotecas do continente, fator que nos torna referencia quando o assunto é oportunidade. Mesmo que não aproveitadas por muitos estudantes e profissionais na preferencia pelos meios digitais, as bibliotecas são um recurso imprescindível para garantir a especialização e a cultura, concentrando a informação e deixando abertas as portas de entrada ao conhecimento.

Em homenagem ao dia da biblioteca, vamos conhecer algumas das maiores bibliotecas do Brasil e descobrir sua importância para nosso país, entre acervos completos e muitas histórias para compartilhar.

Biblioteca Nacional do Brasil

A Biblioteca Nacional do Brasil é considerada pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas nacionais de todo o mundo. Com um poderoso acervo em seu núcleo original, o espaço conserva algo em torno de dez milhões de itens, com uma coleção de livros de dar inveja a qualquer leitor.

Maiores bibliotecas do Brasil

 

Modernizada, a Biblioteca Nacional conta com um Portal Institucional online, onde os leitores podem acessar seus Catálogos em linha num ambiente integrado e devidamente digitalizado. Os serviços via internet são úteis para qualquer interessado nos estudos das obras raras de seu acervo. Seu centro fica no Rio de Janeiro.

Biblioteca Mário de Andrade

Localizada em São Paulo, a biblioteca possui um dos maiores acervos nacionais, formado por livros, periódicos, mapas e multimeios. Com sala de atualidades e sala de estudos, o local está aberto para todos os interessados de segunda a sexta, com total liberdade para leitura variada.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Também sediada em São Paulo, esta biblioteca conta com aproximados 17 mil títulos, além de 40 mil volumes de livros e manuscritos originais. Aberta para exposições, a biblioteca fica em uma cidade universitária, estando aberta para todos os interessados em leitura de segunda a sábado.

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Centrada em Belo Horizonte, a biblioteca toma conta de cerca de 260 mil títulos disponíveis para consulta, contando com livros, revistas e jornais correntes e históricos. Focada em empréstimos, referencias e estudos periódicos, a biblioteca fica aberta também de segunda a sábado.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados