2Os estudantes do mundo contemporâneo, seja qual for o nível em que estejam, sempre precisam de um computador, de preferência um notebook, para dar celeridade aos trabalhos acadêmicos. Há escolas da classe média alta, por exemplo, em que não mais se utiliza sequer cadernos convencionais. Os alunos já vivenciam a revolução tecnológica desde os primeiros anos de estudos.

E como comprar o notebook ou trocar o antigo? É importante que você esteja antenado nas dicas dos sites e profissionais especializados no assunto. Entender a finalidade do equipamento também é fundamental. Um notebook para estudante pode ser usado para outras atividades, mas é preciso saber se o orçamento do estudante se adequa aos modelos que existem no mercado. Os lançamentos de ponta não são, necessariamente, as melhores escolhas. Se sua necessidade é básica, atenha-se ao básico.

Categorias diferenciadas

Male college student on notebook

Laptop para estudantes

Existem três diferentes categorias e parâmetros que devem ser observados. O preço médio precisa ser analisado, além das liquidações e ofertas.

Notebook básico para estudos: em geral, modelo com processador do tipo Dual Core e Intel Core i3. A memória RAM desses modelos vai de 2GB a 4 GB. Serve para planilha, acesso a internet, digitação de textos. Não se adequa para programas pesados de edição.
Notebook intermediário: um tipo de configuração que permite utilizar programas mais pesados, com rapidez. Processadores Intel Core i5 são os mais recomendados, com memória RAM a partir de 4 GB, podendo chegar a 8 GB. Vai contar com editor de vídeo, áudio, imagem e outros editores gráficos dos pacotes do Photoshop. O conjunto de softwares tem melhor desempenho.

Notebook profissional: também usado para jogos, são os mais caros. As placas de vídeo são obrigatórias nesse tipo de equipamento. Os processadores podem ir do
Core i5 e Core i7. Na memória RAM, além dos 8 GB ou até mais. Os preços vão sendo elevados à medida que novos acessórios de potência são implantados. É ideal, por exemplo, para universitários ou estudantes da área técnica que usam 3D como AutoCAD, SketchUp, Revit e alguns outros programas comuns dos cursos de Engenharia e Arquitetura.

Outro aspecto importante diz respeito à marca do produto. De modo geral, as pessoas utilizam as marcas mais comuns do mercado. Porém, quem pode investir um pouco mais na compra de um Mac, também é válido. O sistema operacional deve ser avaliado. Computadores com Linux são muito bem vindos para aqueles estudantes que defendem a ideia do software livre.