Colégio Web

Jogos Olímpicos de Sochi é marcado por homofobia e falhas

Os Jogos da XXII Olimpíada de Inverno, ou os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, apresentou muitos problemas e situações desconcertantes. Vamos conferir!

Publicidade

Os Jogos da XXII Olimpíada de Inverno, também popularmente conhecidos como os Jogos Olímpicos de Inverno, começaram. Nesse ano, a sede principal é Sochi e apresenta como sua subsede o resort localizado na região conhecida como a Clareira Vermelha, ambos situados na Rússia, antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Trata-se de um evento gigantesco que reúne a participação de delegações de todo o mundo, inclusive do Brasil, que participa com uma delegação composta por 19 pessoas sendo 13 atletas.

Os Jogos Olímpicos marcam, na Rússia, o que poderá gerar uma grande polêmica em torno da discriminação aos homossexuais, prova disso à lei recentemente promulgada no país que desencadeou manifestações de desagrado em toda a comunidade internacional.

Cerimônia de abertura

A grande abertura dos Jogos Olímpicos ocorreu no Estádio Olímpico Fisht.  A tocha olímpica foi carregada pela premiadíssima tenista russa Maria Sharapova, que dividiu o percurso com a saltadora russa Yelena Isinbayeva, a ginasta Evgenija Kanaeva e a ex-patinadora Irina Rodnina. O discurso de abertura foi realizado pelo presidente da Rússia, Wladimir Putin, que recebeu algumas vaias do público. Durante a abertura ocorreu o pronunciamento do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, em que não deixou de mencionar para toda a nação o preconceito gerado contra os homossexuais.

Vários artistas se apresentaram durante a cerimônia! Como não poderia faltar em nenhuma competição ou jogos olímpicos, ocorreu a tão esperada participação dos mascotes: a lebre, o urso polar e o leopardo, que encantaram a plateia com charme e graça, patinando e andando no gelo.

Jogos Olimpicos Sochi

A delegação do Brasil foi bastante aplaudida no evento, e a nossa porta bandeira foi à atleta Jaqueline Mourão, que desfilou com muita emoção. Por outro lado, a delegação dos Estados Unidos foi ligeiramente vaiada.

A cerimônia ocorreu naturalmente, porém com alguns percalços, assim como a queda de um membro da delegação da Áustria e a falha mecânica de um dos anéis olímpicos que simbolizam os cinco continentes.

Desorganização e falhas marcam evento

Para realização de grandes eventos é preciso uma mega organização sem falhas, grandes obras nos locais das competições, sistema de comunicação, mídia, transporte, hospedagem para os atletas e para toda a delegação, hospedagem para os turistas; enfim, toda a infraestrutura que esse tipo de evento necessita. Porém, de acordo o noticiário, esse grandioso evento possui grandes falhas: inicialmente, pelo erro mecânico de um dos aneis olímpicos e, posteriormente, pela queixa de jornalistas que divulgaram pelas redes sociais a lastimável situação nas instalações de hotéis em que há falta de água, a vila olímpica ainda em construção, animais sacrificados, ausência de sinalização nas ruas e a corrupção com todas as obras, em que o valor estimado foi em torno de US$ 50 bilhões.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados