Colégio Web

Interpretando o Hino Nacional Brasileiro

Publicidade

Considerado por muitos especialistas em hinos do mundo inteiro como sendo o hino nacional mais belo de todos os hinos, o Hino Nacional Brasileiro foi escrito por Joaquim Osório Duque Estrada.

A música do Hino Nacional Brasileiro foi composta por Francisco Manuel da Silva, e ele foi adquirido como propriedade definitiva e plena em 1922, pelo então presidente da república, Epitácio Pessoa.

No entanto, o que poucas pessoas sabem é o real significado contido nas palavras e nas frases que nele figuram. Portanto, vamos ajudar você a interpretá-las seu melhor entendimento desse que é um dos símbolos mais importantes do Brasil.

A intenção de reforçar a independência

As primeiras linhas do Hino Nacional Brasileiro trazem a seguinte frase: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”, onde fica clara a intenção de ressaltar que o pequeno riacho Ipiranga, que viria a dar nome ao bairro que lá se desenvolveu, era extremamente calmo.

Já a frase seguinte: “De um povo heroico o brado retumbante”, ressalta o caráter que o Hino Nacional Brasileiro tinha de reforçar a importância da independência do Brasil como sendo o ato fundador do país como nação.

A retirada do divino

Brasil Hino

Uma das frases mais lembradas pelos brasileiros: “Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!”, tem o claro significado de idolatrar algo, ou alguém. No caso, o que deve ser idolatrado é o Brasil.

Já o “Salve! Salve!” foi alterado, para que se retirasse da frase o caráter divino, já que originalmente, o que se cantava era “Deus te salve!”, que acabou sendo substituído pelo que se ouve atualmente.

A grandeza do país e de suas terras

A frase onde se canta: “Gigante pela própria natureza” representa claramente toda a grandeza do país Brasil, e toda a grandeza de suas terras, que tornam o país o quinto maior do mundo atualmente.

E essa grandeza é enaltecida desde os tempos do Hino Nacional Brasileiro, mostrando que o “gigante” Brasil seria mantido como um dos maiores países do mundo mesmo no futuro.

Localização privilegiada

O Hino Nacional Brasileiro reforça outro fator que sempre chamou a atenção para o Brasil, o fato de que o país está muito bem localizado, em um setor realmente privilegiado do mapa mundial.

E isso fica ainda mais evidente quando nos deparamos com a quase ausência de catástrofes naturais, por exemplo, que são tão comuns em outras partes do mundo. Isso, sem deixar de mencionar a questão do clima, que é simplesmente um dos mais variados do mundo.Hino nacional brasileiro

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados