Temos que lidar com as mais diferentes personalidades e pessoas durante a vida. Sempre tem aqueles que se acham os espertinhos, os outros que são extremamente dedicados, aqueles mais otimistas, outros nem tanto, e por aí vai. No entanto, uma pergunta é bastante comum e sempre surge na cabeça das pessoas: o que é mais importante? Determinação ou inteligência?

Esta é uma pergunta com uma resposta bastante difícil e que tem abertura para diferentes interpretações. Não é fácil de responder e cada um tem a sua opinião, portanto nós daremos alguns conselhos para aproveitar os benefícios de ambas as qualidades.

É sempre bom lembrar que inteligência não é nenhum dom! Todos somos inteligentes para algo. Precisamos apenas saber aproveitar aquilo que nos destaca do restante da população. Continue lendo e entenda mais!

Como aproveitar a inteligência e a determinação?

Inteligência ou determinação o que é mais importante

Na escola, quando chamamos alguém de inteligente, na verdade estamos querendo dizer que ele entende a matéria rapidamente e consegue tirar boas notas. Determinado é aquele que dorme com os livros para ter bom desempenho. Eles costumam reclamar dos “inteligentes”, pois estes estudam pouco e tiram ótimas notas.

No entanto, todos têm potencial. É preciso saber aproveitá-los! Além do mais, determinação é psicológico, ou seja, qualquer um pode ser, basta ter força de vontade. Então, como misturar ambos e se tornar um melhor aluno?

1# – Esteja sempre pensando

Inteligência pode ser aguçada a partir do momento que você está sempre treinando a sua mente. Ler é extremamente importante para desenvolver a criatividade, bem como jogos de estratégia e palavras-cruzada também ajudam.

O importante é nunca ficar parado. Ao determinar-se a isso, estará também se educando a sempre evoluir. Esta é uma forma de extrair os benefícios da força de vontade com o ato de raciocinar a todo o momento!

2# – Imponha-se um estresse diariamente

Uma pessoa determinada é aquele que sabe que terá que deixar os jogos de lado para estudar em dobro, porque tem prova na próxima semana. Logo, este é um estresse imposto, como diria o Eike Batista, pois ela está fazendo algo desconfortável por um bem maior.

Uma pessoa inteligente que faz algo que não deseja tanto, mas sabe que é importante, estará desenvolvendo sua determinação, pois é difícil manter-se fiel a algo que é desconfortável, não é mesmo?

Um problema muito comum é criar a “preguiça atarefada”. Você começa a fazer muitas coisas que não precisa apenas para dizer que está atarefado e escapar do que é realmente necessário ser feito. Este é justamente o oposto da determinação; Cuidado!

3# – Deixe o ego de lado

Uma pessoa inteligente acaba sempre se esbarrando no próprio ego. São tropeços ao longo do ano, porque pensa que é muito bom e não precisa se dedicar. Este é um tremendo problema e que acaba tornando a determinação mais importante em longo prazo!

Uma pessoa determinada sempre achará formas de contornar a situação, enquanto uma pessoa inteligente pensará que não precisa de nada disso, pois sabe tudo. Caso este consiga controlar sua arrogância, ele se tornará um estudante muito melhor!