Colégio Web

Inteligência ou determinação: o que é mais importante?

Publicidade

Temos que lidar com as mais diferentes personalidades e pessoas durante a vida. Sempre tem aqueles que se acham os espertinhos, os outros que são extremamente dedicados, aqueles mais otimistas, outros nem tanto, e por aí vai. No entanto, uma pergunta é bastante comum e sempre surge na cabeça das pessoas: o que é mais importante? Determinação ou inteligência?

Esta é uma pergunta com uma resposta bastante difícil e que tem abertura para diferentes interpretações. Não é fácil de responder e cada um tem a sua opinião, portanto nós daremos alguns conselhos para aproveitar os benefícios de ambas as qualidades.

É sempre bom lembrar que inteligência não é nenhum dom! Todos somos inteligentes para algo. Precisamos apenas saber aproveitar aquilo que nos destaca do restante da população. Continue lendo e entenda mais!

Como aproveitar a inteligência e a determinação?

Inteligência ou determinação o que é mais importante

Na escola, quando chamamos alguém de inteligente, na verdade estamos querendo dizer que ele entende a matéria rapidamente e consegue tirar boas notas. Determinado é aquele que dorme com os livros para ter bom desempenho. Eles costumam reclamar dos “inteligentes”, pois estes estudam pouco e tiram ótimas notas.

No entanto, todos têm potencial. É preciso saber aproveitá-los! Além do mais, determinação é psicológico, ou seja, qualquer um pode ser, basta ter força de vontade. Então, como misturar ambos e se tornar um melhor aluno?

1# – Esteja sempre pensando

Inteligência pode ser aguçada a partir do momento que você está sempre treinando a sua mente. Ler é extremamente importante para desenvolver a criatividade, bem como jogos de estratégia e palavras-cruzada também ajudam.

O importante é nunca ficar parado. Ao determinar-se a isso, estará também se educando a sempre evoluir. Esta é uma forma de extrair os benefícios da força de vontade com o ato de raciocinar a todo o momento!

2# – Imponha-se um estresse diariamente

Uma pessoa determinada é aquele que sabe que terá que deixar os jogos de lado para estudar em dobro, porque tem prova na próxima semana. Logo, este é um estresse imposto, como diria o Eike Batista, pois ela está fazendo algo desconfortável por um bem maior.

Uma pessoa inteligente que faz algo que não deseja tanto, mas sabe que é importante, estará desenvolvendo sua determinação, pois é difícil manter-se fiel a algo que é desconfortável, não é mesmo?

Um problema muito comum é criar a “preguiça atarefada”. Você começa a fazer muitas coisas que não precisa apenas para dizer que está atarefado e escapar do que é realmente necessário ser feito. Este é justamente o oposto da determinação; Cuidado!

3# – Deixe o ego de lado

Uma pessoa inteligente acaba sempre se esbarrando no próprio ego. São tropeços ao longo do ano, porque pensa que é muito bom e não precisa se dedicar. Este é um tremendo problema e que acaba tornando a determinação mais importante em longo prazo!

Uma pessoa determinada sempre achará formas de contornar a situação, enquanto uma pessoa inteligente pensará que não precisa de nada disso, pois sabe tudo. Caso este consiga controlar sua arrogância, ele se tornará um estudante muito melhor!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados