Colégio Web

A importância do sono na aprendizagem

Publicidade

O sono é muito importante no desenvolvimento da aprendizagem. Uma noite bem dormida faz com que o cérebro continue ativo atualizando os dados processados durante o dia, eliminando o que foi aprendido desnecessariamente e reforçando o que foi aprendido durante o dia. O nosso cérebro atua como uma máquina, pois podemos compará-lo a um computador que atualiza as informações registradas, deleta os arquivos com vírus, e assim também funciona o nosso cérebro.

O sono ajuda na capacidade que temos de memorização. Os nossos órgãos não dormem, eles continuam ativos, executando suas tarefas.

Várias pesquisas foram realizadas sobre a importância no sono na aprendizagem e comprovaram que o sono é fundamental para a nossa vida e principalmente para o desenvolvimento do aprendizado. Uma boa noite de sono é necessária para a consolidação das informações aprendidas. As pesquisas ainda comprovaram que todas as fases do sono são fundamentais para a aprendizagem, inclusive a “fase dos sonhos”. É nessa fase, que chegamos ao ponto máximo do sono profundo. Dormir por uma noite toda passando por todas as fases do sono obtêm resultados muito maiores de quem dorme apenas uma das fases ou dorme pouco.

Eles concluíram que as três fases do sono são fundamentais para a garantia de um ótimo resultado de aprendizagem.

Foi comprovado também que conseguimos dormir mais rapidamente e de forma mais profunda com exercícios de relaxamento. Os exercícios de relaxamento ajudam tornando o aprendizado do dia anterior mais eficiente e funcional.

Se o sono é tão importante para o ser humano na fase adulta, imagine o quanto o sono é importante para a criança que está em fase de crescimento e aprendizagem escolar.

Na fase da Educação infantil é essencial que as crianças tenham pelo menos 8 horas de sono bem dormidas. Para isso, é fundamental que os pais observem, atentamente, se o seu filho dorme bem e se está adormecendo na hora certa.

O sono é fundamental para o seu desenvolvimento psicológico e físico e para a boa realização das tarefas diárias.

Como dormir melhor

A importância do sono na aprendizagem

Algumas dicas que podem fazer com que a criança durma melhor!

  • Não ingerir muito líquido antes de dormir, isso pode atrapalhar o sono da criança acordando para ir ao banheiro;
  • Não permitir que durma menos de 8 ou 9 horas diárias;
  • Não assistir filmes ou desenhos violentos, isso pode atrapalhar o sono;
  • Crie hábitos favoráveis ao sono, como contar uma história antes de dormir;
  • Crie um clima favorável ao sono com pouca luz, temperatura agradável e ambiente silencioso;
  • Se possível, criar uma rotina antes de dormir.
  • A criança precisa estar alimentada antes de dormir. Um leite morno é perfeito!

Você sabia que no leite encontramos uma substância chamada triptofano, que produz uma substância química chamada serotonina? A serotonina é um neurotransmissor, ou seja, é uma substância química produzida pelos neurônios e pelas células nervosas regulando o humor, o sono, o apetite, a temperatura corporal, o batimento cardíaco, entre outras funções tão essenciais ao nosso organismo.

Aproveite as dicas e crie hábitos para ter uma ótima noite de sono!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados