Colégio Web

A importância dos estudos sociológicos

oqueestudaasociologiaO termo Sociologia vem do latim “socio”, que quer dizer “social” e “logos”, expressão grega que corresponde a “estudo de”.

Publicidade

Portanto, a Sociologia estuda a vida social, os grupos, a sociedade humana de forma geral. Esse estudo é realizado de forma sistemática e, de acordo com os especialistas, ele se inicia a partir do momento em que surgem os sistemas industrializados e modernos. Isso quer dizer que não havia condições de se desenvolver a Sociologia durante o período pré-histórico. Ou, ainda, de se analisar sociologicamente os fenômenos a partir da Idade Medieval, quando o fator dominante na sociedade era a fé defendida pela igreja católica. É justamente quando a religião perde espaço no esclarecimento dos “problemas da vida” que surgem as ciências para iluminar o conhecimento humano. Não só o conhecimento humano, mas toda a engrenagem que surgiu a partir do desenvolvimento das sociedades. Um exemplo? O capitalismo, enquanto sistema, trouxe várias mudanças para as populações. E, claro, consequências. É disso, por exemplo, que a Sociologia gosta de se ocupar: os impasses do capitalismo.

Contexto: a Sociologia surge no período das revoluções

Em que contexto histórico se observa o surgimento da Sociologia? Justamente quando a sociedade industrializada começa a apresentar suas mazelas. É o período, por exemplo, de surgimento dos partidos políticos, da efervescência dos movimentos sociais.

A Sociologia vai buscar elementos nas ciências naturais que já estavam se desenvolvendo e também vai beber na filosofia, especificamente na escola do Iluminismo, corrente filosófica que surgiu durante a Filosofia Moderna, como forma de tirar o homem das trevas impostas pela Filosofia Medieval. O homem precisava se libertar das correntes impostas nesse período que foi marcado pela dominação da sociedade feudal. O processo seguinte ao Feudalismo se dá com o surgimento da urbanidade, da civilidade, a indústria traz ainda a noção de burguesia e divide a sociedade em classes. Um dos objetos de estudo da Sociologia é analisar e entender a diferença de classes.

O trabalho como foco

20110921035158_SCHAEFER_SociologiaO espaço do trabalho é um dos principais interesses da Sociologia. Enquanto ciência, ela quer entender como o trabalhador atua nesse palco. O operário é matéria-prima para os estudos sociológicos. Ampliar a compreensão de mundo a partir da autoconsciência dos trabalhadores. Como eles agem, como sofrem afetações? Como a realidade influencia o trabalhador?

O surgimento da Sociologia se deu no período do século XVI ao XX. Foram momentos de manifestações intensas de protestos, revoltas, com a multidão nas ruas. A Revolução Francesa e a Revolução Industrial tiveram grande destaque enquanto objetos de estudo da Sociologia. O que há de ser analisado nesses momentos? Que mudanças essas revoluções trouxeram? Do ponto de vista individual e coletivo, como o homem é analisado neste campo sociológico?

E hoje? Quais são os desafios enfrentados pelo trabalhador? A influência da tecnologia, os acidentes de trabalho, ou a falta de capacitação em algumas áreas que exigem maior conhecimento de ponta? A visão do patrão está se modificando? O trabalhador está se fortalecendo? Essas e tantas outras questões continuam sendo objeto de estudo da Sociologia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados