A grande festa brasileira não é apenas um evento para descanso; Além de ser uma grande oportunidade para festejar, o Carnaval também é uma ferramenta de grande impacto na economia da nação, influente na geração de empregos em diversas regiões. Como maior parte da obtenção de lucros no país gira em torno do turismo, a festa mais aguardada do ano traz avanços nessa área e também nos setores de serviços. Tomando grandes proporções na movimentação econômica nacional, o Carnaval balança as finanças nas capitais de diversas regiões.

Rio de Janeiro

Economia Carnaval

O Rio é a capital do Carnaval, reunindo diversos turistas nacionais e estrangeiros para celebrações na Cidade Maravilhosa durante os vários dias de festividades. Além de aproveitar as belezas naturais, o verão carioca também traz uma movimentação de aproveitamento aos residentes: Segundo as últimas pesquisas feitas no Carnaval 2012, a espera de mais de 800 mil turistas movimentou a economia na região em mais de US$ 600 milhões, representando entre 10 a 11% de faturamento anual das agências de turismo e comércios da cidade.

Além dos hotéis, a frente econômica também se movimenta pelos setores de vendas de alimentos e bebidas, comércios, bares e restaurantes.

São Paulo

Carnaval Economia

Com estruturação detalhada para melhor receber os turistas, o Carnaval paulista acabou se tornando o segundo mais importante do país, movimentando em larga escala a economia da região através de uma larga demanda de turistas entre a rede hoteleira na capital e nas cidades litorâneas do estado.

No ano anterior, os dados do censo do samba paulistano computaram pelo menos 120 mil pessoas participando na plateia dos eventos de escolas e blocos, trazendo um contraste enorme com os números exibidos pela movimentação carioca, mas que ainda fazem a diferença na relação de lucros. O movimento no comércio popular da região também se intensifica com a chegada da festa, principalmente na rua 25 de Março, conhecida no centro de São Paulo por movimentar boa parte da economia local em questão de comércio.

O Carnaval é o grande campeão de vendas, sendo a maior festa nacional, que dá cerca de 40% mais lucro de vendas do que num ano inteiro, comparando o faturamento de outros meses com a demanda cumprida durante o período da festividade. Com alta gama de lucros, o Carnaval é a festa mais rentável do Brasil, capaz de agitar a economia e garantir melhorias em questão empregatícia, por todo o país.