Colégio Web

Horóscopos: devemos ou não acreditar neles?

Publicidade

Muitas pessoas nos dias de hoje simplesmente não sabem o que fazer de suas vidas, sentindo-se perdidas e sem grandes expectativas, especialmente porque adorariam saber um pouco mais sobre o futuro, sobre o que está por vir.

Por conta desta necessidade quase que genética que a maior parte das pessoas carrega consigo de tentar prever o futuro (algo que vem desde a Antiguidade), o fato é que muita gente se guia pelo famoso horóscopo de jornal (que hoje em dia está na internet e até mesmo no metrô).

Mas a grande pergunta que muita gente se faz, especialmente as pessoas que não acreditam muito na influência dos signos do zodíaco nas vidas das pessoas, é a seguinte: o horóscopo de fato funciona ou não?

Os 12 signos

Horoscopos

A verdade é que antes de qualquer outra coisa, é importante ressaltar no que se pautam as previsões (ou pelo menos deveriam se pautar) do horóscopo que é oferecido às pessoas nas diferentes mídias.

O horóscopo é baseado nos 12 signos do zodíaco, que são os signos que estavam no céu exatamente quando cada um de nós nasceu e que, segundo os estudos da Astrologia, seriam responsáveis por definir boa parte da nossa personalidade.

Cada signo tem suas próprias características, e cada pessoa que nasce na Terra chega com um signo solar (o principal), mas com influências importantes de outras energias zodiacais (o ascendente e por aí vai).

O método que permite que seja feita uma verdadeira “fotografia” da personalidade da pessoa é o Mapa Astral, que deve ser feito por profissionais gabaritados nos estudos astrológicos, pois cálculos importantes são feitos, e um erro básico pode gerar um erro de interpretação.

No entanto, o Mapa Astral, assim como o próprio signo zodiacal em questão da pessoa não serve para fazer uma previsão, ele apenas ajuda a definir uma leitura sobre a personalidade da pessoa, dando sim uma ideia de como poderá ser sua vida em diversos campos (profissional, saúde, amor, família, amizades, estudos).

As previsões diárias, semanais, mensais ou anuais…

Horóscopos

Pois o horóscopo que nós vemos no jornal e em outros lugares, com previsões diárias, semanais, mensais ou anuais, simplesmente é baseado (quando feito com seriedade), nas influências e nos movimentos dos astros que regem cada um dos signos durante o período.

Quando feitos com seriedade, a resposta à pergunta do título deste artigo é sim, pois há realmente um trabalho aprofundado por trás das previsões, e é possível entender que de fato há chances de que aquilo se torne realidade.

No entanto, infelizmente, na maior parte dos casos, o horóscopo que é publicado em jornais de bairro, ou em jornais de grande circulação, mas que são mais populares, não contam com o aval de um astrólogo profissional de verdade.

Eles são feitos aleatoriamente, com previsões sendo trocadas de modo arbitrário, mandando recados para as pessoas sem critério algum.

E é justamente por conta deste tipo de situação feita de má fé, que toda a ciência astrológica acaba sendo colocada em descrédito.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados