Colégio Web

Histórias e curiosidades da Primavera

Publicidade

No próximo dia 23 de setembro tem início mais uma primavera, a estação conhecida mundialmente por ser a época em que as flores desabrocham e quando tudo parece ganhar mais vida e cor.

Para ajudar você a curtir ainda mais a chegada da primavera, nas próximas linhas, nós vamos contar algumas histórias e curiosidades desta estação que simplesmente você não sabia.

Festa da Primavera da China

Histórias curiosidades da Primavera

Por ser a estação que marca a saída dos dias mais cinzentos e frios do inverno (pelo menos era assim antigamente) para a entrada dos dias mais claros e coloridos, a primavera sempre foi celebrada como a estação da alegria.

E por este motivo, ela sempre foi recebida com muita festa, como a famosa comemoração chamada de Festa da Primavera da China, que ocorre há mais de 4 mil anos, celebrando a chegada da chamada “estação das flores”.

Até os dias de hoje os chineses celebram a chegada da primavera com toda a alegria que a estação mais florida de todas merece, com seus festejos se iniciando no dia 23 de dezembro e terminando no dia 15 de janeiro, quando é celebrado o ano novo lunar, que conclui as festividades com uma grande queima de fogos.

Celebrando a chegada da Haru

No Japão, a primavera é conhecida como Haru, e sua chegada é sempre celebrada com muita alegria, especialmente por conta do fato que as cerejeiras começam a florir justamente nesta época.

Os japoneses também celebram a primavera por si só, com festivais pontuais espalhados pelo país inteiro, quando as famílias vão aos parques para realizar piqueniques deliciosos de celebração.

A origem dos ovos de páscoa

A primavera tem a sua chegada ao hemisfério norte ocorrendo normalmente em fins do mês de março, o que acabou por coincidir com as comemorações da Páscoa cristã.

Os antigos festivais pagãos europeus de celebração da primavera acabaram sendo assimilados pelas tradições cristãs que acabaram se espalhando pelo continente ao longo dos séculos.

E uma das celebrações mais curiosas e famosas se dava nas terras onde hoje fica a Alemanha, quando povos germânicos antigos procuravam homenagear uma divindade chamada Ostera na chegada da primavera.

Histórias e curiosidades da Primavera

Com ovos coloridos que celebravam a chegada de novas vidas, estes povos também procuravam homenagear e celebrar as cores da mais alegre das estações, e suas tradições acabaram sendo absorvidas pelas tradições cristãs.

Logo, os ovos coloridos acabaram sendo relacionados à celebração da Páscoa cristã, que por sua vez, acabou por dar origem à prática da troca de ovos de páscoa feitos de chocolate que é tão comum nos dias de hoje.

Ou seja, trocar ovos de páscoa é algo que tem relação com a chegada da primavera, com suas flores e com todo o seu esplendor.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados