Colégio Web

História e origem do profissional de contabilidade

Publicidade

O ato de contar, seja dinheiro em espécie ou notas emitidas, precisa de uma pessoa eficaz, rápida e instruída, além de muito comprometida com os números. Esse profissional carrega a chancela de contador. O contador ou contabilista, é uma das figuras mais importantes no quesito profissional, uma vez que vivemos em um país que tem uma legislação bem específica na cobrança de impostos e tributos fiscais.

Além de mexer com o dinheiro das empresas e cuidar dos interesses econômicos dos empresários, os contadores também auxiliam na abertura e fechamento das empresas, tramitações de documentos e afins.

Origem da Contabilidade

Contabilidade

No sentido da palavra “contabilidade”, ela foi criada na Suméria, há milênios, sem ter um registro específico no calendário. A Suméria, região da antiga Mesopotâmia, hoje Iraque, era um país próspero, muito rico, por isso a necessidade de contadores.

Porém, a história conta que os primeiros indícios de contadores se dão entre os anos de 1435 e 1445, quando o rei da Espanha, Dom João II emite ordens em que se pode ler as expressões “contadoria” e “contadores”, que eram responsáveis pelas finanças e pelas obtenções de tributos a serem recolhidos dos povos. Naquela época, mesmo tão longínqua, os contadores tinham diversas atividades, como contadores de contas, Contadoria Geral da Fazenda, contadores principais e oficias de contadoria.

Por conta de sua expressividade no mercado brasileiro, os contadores têm uma data em sua homenagem, o dia 22 de setembro é reservado para as comemorações desta categoria. A dinâmica e o cotidiano de um contador obriga o profissional a saber bem sobre às leis tributárias, que são bem específicas, seja elas no âmbito municipal, estadual e federal, em todas as esferas sempre há inúmeras situações a serem estudadas e analisada, ou seja, estar sempre antenado as atualizações vigentes, além de ser comprometido, organizado, analítico, disposto, pois muitas vezes, os cálculos de uma mesma cartela têm de serem realizados por mais de uma, duas vezes, tudo isso precisa de muita precisão, para se chegar a um número absoluto exato, e assim ter a confiança e credibilidade do cliente.

Contabilidade Origem

Além das aptidões específicas descritas acima, o contador ainda precisa ter ótimos conhecimentos matemáticos, se ele se der bem em matemática financeira, terá seu caminho mais amplo nos termos da profissão.

Para se tornar um contador, você precisa se matricular em uma faculdade que ministre o curso de Ciências Contábeis, que é a nomenclatura contida no diploma. Geralmente o curso de bacharelado é disponibilizado em quatro anos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados