Colégio Web

História da Música

Publicidade

A música existe e sempre existiu como produção cultural e forma de expressão oriunda dos seres humanos. Podemos afirmar inclusive que surge ainda na pré-história quando o homem começou a se organizar em tribos primitivas pela África.

Naquela época já se produzia uma forma de música, que servia como meio de comunicação entre as tribos distantes, através do tambor e dos cânticos tribais. Também tinha importante papel em manifestações culturais de diversos povos.

Acredita-se que a história da música remonta os primórdios da humanidade, há pelo menos 50.000 anos, posteriormente expandiu-se para as mais diversas partes do mundo juntamente com o homem, tomando características peculiares como ele próprio.

Os chineses acreditavam que havia na música um poder mágico, atribuindo a ela o papel de espelho fiel da ordem universal. A “cítara” era o instrumento mais utilizado pelos músicos chineses, este era formado ainda por um conjunto de flautas e percussão.

A música era polifônica (uma linha melódica), constituía basicamente na música sacra em voga na época. Este é o tipo de música mais antigo que se tem notícia. Posteriormente entra em cena o canto Gregoriano, criado pouco antes do nascimento de Jesus Cristo, era cantada nos templos religiosos dos países do oriente médio.

O século XX foi praticamente o divisor de águas na história da música, começara-se a procurar novas tendências e estilos musicais. A música popular começa a ganhar espaço, também ganha visibilidade o aspecto regional da música. Desenvolvem-se tecnologias na produção de instrumentos e timbres. Aperfeiçoam-se os meios de gravação.

Depois disso, era questão de tempo para que novas formas de música fossem desenvolvidas. Os sons de diferentes continentes começaram a se fundir de alguma forma. Modos mais rápidos de transporte permitiram aos músicos e fãs a viajar mais longe para apresentar ou apenas assistir aos eventos.

Hoje em dia, em pleno século XXI, a música faz parte da própria existência humana, está presente em praticamente todas as relações interpessoais e cerimônias religiosas e sociais.

Está tão acessível como nunca antes, em todos os lugares vemos gente consumindo música, em mp3, celulares, CD’S, etc. com a internet a música ganha um caráter particular, isto é, todos podem produzir a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter um computador ou notebook e um programa de gravação, desses baixados em diversos sites gratuitamente.

Este é o panorama geral da história da música, percebe-se que a todo tempo ela sofre transformações, assim como o próprio ser humano, certamente a música se enraíza com os primórdios da própria linguagem, talvez por isso esteja tão arraigada em nossas vidas, na sociedade e no mundo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados