Colégio Web

Hábitos de higiene

Publicidade

As crianças precisam ser esclarecidas, desde muito cedo, quanto aos principais hábitos de higiene que carregarão ao longo de toda uma vida. Escovação dentária nos horários adequados, além de outros cuidados com os dentes, o banho adequado, o cuidado com os cabelos, nariz, orelhas e unhas também precisam ser devidamente explicados.

higiene e saúde

Um hábito que merece destaque: a lavagem das mãos. Não há como uma criança entender a importância dessa prática se ela não for devidamente esclarecida. Outra possibilidade de fazer com que a compreensão ocorra é quando você ensina tais atos de forma lúdica e divertida. Com isso, a aprendizagem flui muito mais rapidamente.

Mostrar para as crianças que quando não se adota os hábitos de higiene a pessoa acaba abrindo espaço para diversos invasores: é o caso dos piolhos e lêndeas na cabeça, que vão gerar coceira e irritação, além da rápida transmissão desses seres prejudiciais a outras crianças.

Dentes e escovação: no caso dos cuidados com a higiene bucal, a recomendação é ainda mais expressa. Quando essa educação não é repassada desde cedo, o relapso dá lugar às cáries. E o que são elas? Bactérias que vão se alimentar das sobrinhas de comida que ficam na boca. Tanto a escovação correta, quanto o uso do fio dental vão evitar os dentes amarelados e o tão temido mau hálito (“bafo fedido”).

Unhas: cortar as unhas é outra tarefa importante, pois embaixo delas é que ficam escondidos os micro-organismos que transmitem diversas doenças ao corpo humano. Quando cortada com cuidado, não há dor e a criança passa a entender a necessidade desse hábito.

hábitos de higieneOrelhas: o ato de limpar a orelha precisa ser explicado com cuidado, pois essa prática de higiene gera um certo incômodo, especialmente nas crianças. Quando a cera naturalmente produzida não é retirada, podem existir problemas até mesmo no aspecto da audição.

Vírus: a transmissão de vírus pode ocorrer em diferentes situações e acaba sendo uma porta para diferentes tipos de doenças. Numa maçaneta da porta, durante o espirro de alguém ou mesmo em um ambiente fechado e contaminado. Nem sempre haverá vacinas disponíveis para determinadas doenças e por esse motivo devemos atuar na prevenção desses transtornos.

Uma vida saudável, com atividade física, alimentação adequada e práticas de laser também são essenciais no cuidado com a saúde. Afinal de contas, vale a máxima: mente sã e corpo são. Nesse caso, trata-se de um trabalho contínuo que exige a atenção dos pais, os cuidados na escola e toda uma conversa com as crianças e adolescentes. E você, gostaria de compartilhar como ocorrem as suas práticas de higiene? Como se deve fazer para ampliar o nível de consciência dessas criaturas tão lindas e teimosas? Compartilhe conosco e envie outras sugestões de conteúdo para o Colégio Web.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados