Colégio Web

Garrafa PET – Artesanato, Reciclagem e Decoração

Publicidade

Com a crescente preocupação das pessoas com questões relacionadas ao meio ambiente, é natural que cresça também a quantidade de métodos de reciclagem e reutilização de objetos.

Desses objetos, um tem chamado mais a atenção pela quantidade de plástico que despeja no meio ambiente: as garrafas PET.

Pois hoje em dia há diversas formas de fazer novo uso de garrafas PET e diminuir a quantidade de plástico que é depositado no meio ambiente.

Reciclar garrafas PET não é novidade, mas usar a criatividade para dar novo uso para essas garrafas é algo novo. Há artistas que fazem trabalhos com essas garrafas com resultados esteticamente muito bons.

As garrafas PET podem ser reutilizadas de diversos modos. É possível fazer até camisetas com seu material reciclado!

Decoração com Garrafa PET

Garrafa PET Decoração

Mas atualmente é na decoração que as garrafas PET estão fazendo mais sucesso. É possível fazer de tudo um pouco com essas garrafas: luminárias, vasos para plantas, regadores para plantas, porta guardanapos, banquinhos, porta lápis e porta canetas, jogos infantis e potes para utensílios. Essas são apenas algumas das possibilidades de reutilização criativa das garrafas PET.

Ainda há o artesanato, que explora mais possibilidades ainda, e dá asas à criatividade das pessoas. Há artistas que utilizam esse material para fazer peças de arte, como quadros de mosaicos feitos de garrafas PET de diversas cores. O resultado é muito belo.

É possível fazer bonequinhos para divertir as crianças usando as garrafas PET como base. Esses bonequinhos podem se tornar objetos cheios de estilo para decorar sua casa.

Com o Natal ainda tão recente em nossa memória, há ainda a possibilidade de se fazer decoração natalina utilizando garrafas PET como matéria-prima. Há até árvores de natal totalmente feitas de garrafas PET. O resultado é impressionante.

Com tantas possibilidades para a reutilização e para a reciclagem das garrafas PET, agora não há mais desculpa para não reciclar esse material, que ainda é descartado em grandes quantidades no meio ambiente.

E se ainda há pessoas que se perguntam qual a importância de se reciclar esse tipo de material, a resposta é simples: o plástico despejado no meio ambiente demora mais de 700 anos para se decompor, gerando uma série de transtornos, tanto para a natureza quanto para nós mesmos.

Decoração GarrafaPET

Com a preocupação das pessoas em reciclar mais, não apenas as garrafas PET, mas outros materiais que agridem o meio ambiente, muitas localidades já possuem até coleta seletiva, feita em dias diferentes da coleta de lixo orgânico. Infelizmente, ainda há muitas cidades que não possuem essa preocupação, mas com certeza é questão de tempo para isso mudar, para melhor.

Em São Paulo, por exemplo, há cada vez mais bairros com postos de coleta seletiva, e cada vez mais a conscientização das pessoas aumenta. Mas infelizmente ainda há muitas pessoas que jogam garrafas PET nas ruas e em rios e isso só vai diminuir com o aumento de políticas de conscientização, especialmente em comunidades carentes.

Campanhas em escolas também são válidas para que as pessoas aprendam por meio de seus filhos, e com isso, uma nova geração de pessoas dispostas a reciclar mais cuidará do futuro de nosso planeta.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados