Colégio Web

Fuzilamento de brasileiro na Indonésia promove discussões

Publicidade

Em meio à saraivada de notícias sobre o Petrolão (escândalo da Petrobrás), sobre as chuvas em São Paulo, sobre a falta de chuvas em São Paulo e sobre a nova edição do Big Brother Brasil, o país se viu diante do caso do fuzilamento do brasileiro na Indonésia.

Para àqueles que possam estar por fora da notícia, trata-se do caso do brasileiro que se encontrava preso na Indonésia desde 2003 por conta de sua tentativa de entrar no país com nada menos do que 13 kg de cocaína e que havia sido condenado, por conta das leis do país asiático, à pena de morte.

Apesar dos pedidos de clemência feitos pela presidente brasileira Dilma Rousseff, o fato é que o brasileiro acabou por ser fuzilado no último sábado, dia 17 de janeiro, fazendo cumprir a lei da Indonésia, que prevê este tipo de pena para quem for traficante.

No entanto, o fato é que este fuzilamento acabou por gerar instabilidade na diplomacia dos dois países, que podem ter suas relações abaladas por conta da recusa dos pedidos de clemência feitos por Dilma, além de também ter levantado muitas discussões.

Discussões

Fuzilamento de brasileiro na Indonésia promove discussões

Muita gente acabou simpatizando com a causa do brasileiro Marco Archer, que foi fuzilado no último sábado, 17 de janeiro, na Indonésia, por conta do tráfico de drogas, já que ele havia tentado entrar no país em 2003 com cocaína.

Muita gente achou exagerada a pena de morte e também se sensibilizou por conta dos depoimentos de familiares e também do próprio Marco, que passaram a aparecer mais na mídia em virtude da proximidade da hora fatal.

Só que do mesmo modo que a situação gerou comoção, também causou incômodo, já que muitas pessoas passaram a entender que as pessoas deveriam aceitar e respeitar as leis da Indonésia, além de também acreditar que a pena de morte deveria ser aplicada por aqui também.

Incidente diplomático

Fuzilamento brasileiro na Indonésia

Pois polêmicas à parte, o fato é que a maior do problema ficará mesmo para as relações diplomáticas entre os dois países, que a partir do ocorrido deverão simplesmente ficar muito piores.

Devido ao ocorrido, é possível prever dificuldades nas relações econômicas e políticas entre os dois países para o futuro, já que para a Indonésia, os constantes pedidos de clemência feitos por Dilma podem ter representado desrespeito às leis do país.

Para o Brasil, a manutenção da pena de morte por fuzilamento ao brasileiro significou que a Indonésia não dá muita importância para suas relações com o Brasil.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados