Colégio Web

Fundação do 1º Jornal do Brasil

Faz 204 anos que foi impresso o primeiro jornal no Brasil. Conheça como surgiu o primeiro meio de comunicação.

Publicidade

O jornal é e sempre foi um meio de comunicação, uma maneira de passar a informação muito importante, apesar de atualmente as noticias serem lidas em tablet’s, celulares e computadores, ele nunca perdeu o seu valor.

Existem pessoas que não abrem mão de segurar o jornal e lê-lo cedo na banca ou em casa tomando um belo café da manhã.

O primeiro jornal brasileiro

Antes da chegada da família real era proibida qualquer atividade relacionada a imprensa, seja notícias por panfletos, livros, e jornais. O primeiro jornal a ser impresso foi A Gazeta do Rio de Janeiro publicado em território nacional em 10 de setembro de 1808, fabricado em maquinários trazidos da Inglaterra.

Depois disso, as publicações sofriam censura prévia que teve seu fim em 02 de março de 1821, não com o caráter jornalístico, mas doutrinário, onde só eram publicadas notícias de interesse da corte, fazendo com que a opinião das pessoas fosse favorável à da realeza.

Mas, muitos não estavam satisfeitos com esse modelo de “notícia” imposto pela corte, então em 01/ de Julho, Hipólito José da Costa lançou o Correio Brasiliense trazido de forma irregular ao país, por causa de seu conteúdo que era contrário ao que os leitores estavam acostumados seu objetivo era levar a informação de forma verdadeira. Segundo Hipólito, a função desse jornal era “evidenciar os defeitos administrativos do Brasil”.

Em 1822 com a independência, A Gazeta deixou de circular e foi criado por D. Pedro I o Diário Fluminense. Já a censura à imprensa terminou no ano de 1827.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados