Colégio Web

A Festa Junina e os santos

Publicidade

O que sabemos a respeito da origem das Festas Juninas é que essas festas são comemoradas no mês de junho e por isso recebem esse nome de junina. Mas existem controvérsias que afirmam que essa festa recebeu esse nome em homenagem a São João, Santo Antonio e São Pedro, os três santos católicos. O Brasil é um país em que a maioria das pessoas são católicas e o costume de homenagear os santos surgiu na Europa, principalmente por influência de Portugal. Os portugueses trouxeram para o nosso país tais influências culturais, sendo assim comemoramos as festas juninas há muito tempo, época do período colonial.

Influências de vários povos

Nosso país não foi somente influenciado pela cultura portuguesa, mas também por todos os povos que de alguma forma conheceram nosso país para a exploração. Esses povos foram os chineses, os espanhóis, os franceses e holandeses. Cada qual em uma determinada região do país. Cada povo nos deixou hábitos culturais, como a dança representada pelos franceses nos inspirou a quadrilha, o hábito de soltar fogos de artifício com certeza surgiu na China, e dos espanhóis, os ritmos mais calientes.

Festa Junina

Não desperdiçamos nada e com toda essa mistura de povos resultou numa cultura nossa brasileira misturada à cultura de povos como os indígenas, os africanos, e os imigrantes europeus, que aqui estiveram e contribuíram com o enriquecimento da nossa cultura, seja na dança, na língua, na culinária e nas artes.

As Festas Juninas no Nordeste

Em todos os estados do nosso país comemoramos as festas juninas. É uma festa de muita alegria e tradição. O que vale é comemorar com alegria e muita cor, mas para a região do nordeste, as festas juninas também são marcadas pela crença nos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antonio. Antigamente, a seca arrasava várias regiões do nordeste e o povo aclamava por chuva e quando a chuva caia, a população, em crença aos santos devotos, dançavam e cantavam nas festas.  Além de que Santo Antonio é considerado o santo casamenteiro e as mulheres solteiras clamam aos santos por um marido.

Atualmente, a seca ainda castiga e muito esse povo trabalhador e carente, que acredita numa crença grande e que não possui nenhum recurso do governo para a melhoria dessa situação tão indigna. É um povo que sobrevive sem qualidade de vida, sem alimentação adequada, sem saúde e sem água.

Santos Junina

A salvação das terras nordestinas são os festejos da região e as belas paisagens que atraem os turistas de toda a parte do mundo. Os turistas se encantam com as belas imagens aumentando a renda da região e gerando empregos nos hotéis e no comércio.

Não podemos deixar de mencionar as comidas típicas da região que são verdadeiras delicias que dão água na boca.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados