Colégio Web

Faxina Mental na era do excesso de informação

Publicidade

Com o desenvolvimento contínuo das tecnologias e da instantaneidade das informações, hoje somo quase engolidos por este fluxo.

De forma inconsciente, consumimos muita informação no dia a dia. Em primeiro lugar, isso acontece porque o cenário da tecnologia revolucionou nossos hábitos. E quanto a isso, não há discussão.

O celular, por exemplo, é nossa principal fonte de dados. O aparelho está dia e noite conosco (alguns até dormem com o objeto em baixo do travesseiro!), as respostas das conversas não podem esperar e o imediatismo, neste contexto, tomou conta da nossa vida.

Além disso, a TV, o rádio e, principalmente, a internet, despejam uma enorme quantidade de conteúdo, seja de boa ou má qualidade. Sendo assim, a faxina mental na era do excesso de informação se torna essencial.

Por que limpar a mente?

Noites de insônia, cansaço, baixa produtividade no trabalho, dificuldade de tomar decisões e falta de concentração são alguns fatores causados pelo excesso de informação no dia a dia.

Este excesso também é chamado de sobrecarga de informação, ou Information Overload. É claro que é muito difícil impedir ou controlar tudo o que chega até nós, mas, para lidar com o excesso de informação é fundamental SELECIONAR e PRIORIZAR.

Faxina Mental Como Fazer

Uma dica simples, mas que reduz o conteúdo que recebemos diariamente é fazer uma limpa geral. Navegue pelas suas redes sociais, pelos sites que você costuma frequentar e pelas ferramentas que você usa.

Feito isso, questione-se: o que é realmente importante para me comunicar? O que de fato te interessa?  É necessário ficar com o e-mail aberto ou receber notificações do WhatsApp 24 horas por dia?

Hora da faxina!

Se você é uma pessoa “ligada no 220”, o processo de limpeza mental pode precisar de um pouco mais de paciência. A boa notícia é que, se for praticado todos os dias, a faxina mental não precisará de mais de 15 minutos.

Na era do excesso de informações, além de priorizar o que gostaríamos de receber, muitas vezes é preciso de desligar totalmente das fontes de informação propriamente ditas. Para isso, é preciso gastar tempo com si mesmo.

Faxina Mental

Apesar de simples, algumas dicas podem ser de fato importantes para o relaxamento e limpeza da mente. Se você gosta de literatura, por exemplo, dedique um tempo para uma leitura leve e descontraída. Livros de ficção, por exemplo, costumam trazer aventuras e cenários fantasiosos, que podem ser aliados na renovação da mente. O mesmo vale para filmes, músicas, conversas com amigos ou passeios despretensiosos.

Em alguns casos, a meditação também pode ser uma boa pedida no que diz respeito a desligar os pensamentos das informações diárias.

Descansar para não se atrapalhar

Como já dito, a era da informação pode trazer impactos diretos para a nossa vida. Por isso, é de suma importância que você dedique um tempo para este desligamento. Por mais que seja importante se manter atualizado, este excesso não faz bem para ninguém.

Reveja suas prioridades, suas fontes de informação e reserve um tempo para você.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados