Uma das atividades escolares que os professores mais gostam é de apresentação de trabalhos por meio de recursos audiovisuais. Os famosos slides, feitos em PowerPoint, caminham ao lado de todos os meninos e meninas durante diversos anos, mas mesmo assim há muitos que não aprendem como fazer slides eficientes e de qualidade!

Um trabalho visual feio só dificulta o entendimento, atrapalha a compreensão da classe sobre o assunto e desanima o professor, dando notas mais baixas. Não importa o quanto você saiba! Caso não consiga passar este conhecimento para os slides, terá problemas.

3 dicas para fazer slides de qualidadeFaça slides eficientes para a sua apresentação

Apesar de importante, a criação de trabalhos escolares em formato de slides não é tão complicada assim, não! É mais um treinamento do que propriamente uma pré-disposição. Por isso, nós daremos 3 dicas para que você tenha sucesso com seus trabalhos escolares.

Caso tenha dificuldades, procure também alguns já montados para ver como são feitos. Ao observar o trabalho de quem sabe, você saberá onde erra e como pode melhorar. Está preparado para as dicas? Então, confira!

1# – Coloque conteúdo em tópicos

Um dos maiores problemas de quem faz slide é colocar textos inteiros pensando que as pessoas que o assistem terão a paciência de lê-los. Ledo engano! Slide é ótimo para passar diversas informações em formato de tópico.

Isso vai ajudar todos os alunos e a você mesmo, pois será como uma “colinha”: terá tudo que precisa lembrar-se de maneira permitida pelo professor! Então, se você colocar tudo o que precisa em frases bem rápidas e enxutas, só ganhará pontos.

Uma boa dica é apelar nas datas. Isso é o mais difícil de lembrar, principalmente quando os anos são bem próximos. Tome cuidado apenas para não ficar lendo e esquecendo que você deve completar o que está escrito!

2# – Espalhe imagens

Como o próprio nome já diz, o recurso visual precisa de atributos visuais, que chamem a atenção do público e prendam a atenção de todos. Por isso, você deve usar e abusar das imagens ao longo dos seus slides!

Tudo o que você for explicar, coloque algo para tirar ainda mais a dúvida do público. Além disso, fica mais fácil para falar sobre, principalmente em biologia. Em química, explicar os modelos e ligações também é interessante com fotinhos! O importante é facilitar a visualização.

3# – Padronize

Outro grande problema dos slides é a variação entre o tamanho de imagem, fonte e estilo. No mesmo trabalho, você deve ter tudo muito bem padronizado, pois isso deixa mais bonito e passa uma boa imagem de organização para quem está vendo.

Tente deixar a sua parte visual a mais limpa possível, sem que a imagem atrapalhe a boa leitura dos textos e com tamanho de fonte grande o suficiente para ser lido pelas pessoas que estão no fundo da sala. A escolha do fonte também é muito importante! Você pode utilizar as mais alternativas, mas ficar com Arial, Times New Roman e, até, Comic Sans é saber que está no caminho certo.

Em slides, menos é mais! Importante é estudar bastante e usar o recurso, apenas, como apoio!