Você já se perguntou o motivo de não existirem universidades públicas nos EUA? Sabe no que isso implica? Já teve curiosidade em saber como funciona o ensino superior em um país que é referência, nesse e em outros quesitos?

Muitos detalhes precisam ser apontados para justificar essa questão. Acompanhe conosco, nesse texto, que explicaremos, minuciosamente, como funcionam as coisas por lá.

Como funciona o ensino superior nos Estados Unidos?

universidades públicas nos EUA

1# – Sim, elas existem

Primeiro de tudo, é preciso desconstruirmos essa ideia de que não existem universidades públicas nos Estados Unidos.

O que acontece é que elas reservar uma particularidade e falaremos a respeito disso nos próximos itens.

2# – As mais renomadas são as particulares

É importante ressaltarmos que as universidades americanas mais famosas são as particulares.

É o caso de Princeton, Columbia, Harvard, Massachussets Institute of Technology (MIT), Stanford, Yale, Duke, entre várias outras.

Esse fator faz com que conheçamos mais as particulares, já que possuem mais renome internacional.

3# – As universidades são públicas, mas também são pagas

Isso mesmo que você leu. Em relação às universidades públicas, apesar delas serem do governo, muitas vezes acabam saindo até mais caras do que algumas universidades particulares.

A maioria delas são estaduais, fundadas e ministradas por entidades do estado. Além delas serem pagas, também costumam cobrar mais caro de estudantes de outros estados do país.

Isso ocorre porque partem da premissa de que estudantes que já são do estado da universidade contribuem com o subsídio da instituição, quando pagam seus impostos. Já os estudantes de outro que vem de outro estado, os pais deles na verdade, contribuem com os impostos de outro local.

universidades públicas EUA

4# – Curiosidade

É por conta disso que muitos pais norte-americanos costumam fazer a poupança dos filhos, economizando dinheiro dede cedo para pagarem a faculdade quando for o momento.

Isso é uma tradição por lá. Ou então, alunos mais aplicados tentam conseguir bolsas com boas notas ou com o esporte.

5# – Diferença de preços

No geral, as mais renomadas que citamos no segundo item, ainda são mais caras do que as públicas.

No entanto, essa questão que citamos dos alunos de fora do estado pagarem a mais, em alguns casos, significa uma diferença bem grande no valor das mensalidades. Esse fator não existe nas particulares. Isso faz com que muitas pessoas optem pela universidade particular.

Interessante, não? Na verdade, é errado falar que não existem universidades particulares nos EUA. Elas existem. O que não existe é universidade não paga.