Colégio Web

Existe diferença entre tempo e clima?

Confira as características e saiba como eles influenciam em sua vida

Publicidade

Será que o tempo e o clima são exatamente a mesma coisa ou apenas apresentam semelhanças? Muita gente tem certa dificuldade para estabelecer essa diferença. Enquanto alguns imaginam que eles representam a mesma coisa, outros já enxergam algumas diferenças.

Vamos observar como essas palavras aparecem em nosso dia a dia?

Exemplo 1: No dia 7 de setembro choveu muito.
Exemplo 2: No Rio Grande do Sul sempre faz muito frio, especialmente no inverno.
Exemplo 3: Caramba! Olha quanta neve!
Exemplo 4: Algumas regiões do Nordeste parecem um deserto, pois a chuva demora muito de chegar!

Essas situações acima estão sendo referentes ao clima ou ao tempo (meteorológico)?

clima e tempoOs exemplos 1 e 3 são referentes ao tempo. Já os exemplos 2 e 4 dizem respeito ao clima.

Vamos explicar: aspectos do tempo estão relacionados ao estado momentâneo da atmosfera. Já os aspectos climáticos dizem respeito às variações do tempo a partir de determinados períodos.

Pra ficar mais fácil de memorizar: tempo tem relação com momentos passageiros. Já o clima diz respeito a um determinado período mais longo. É o caso do inverno, do verão.

Se eu afirmo que está chovendo, estou fazendo referência ao tempo. Quando eu alerto que entre agosto e janeiro sempre costuma chover em determinada região é porque estou explicando o clima daquele lugar.

O tempo pode mudar de uma hora para outra. Já o clima é certeiro pelo menos até determinado período. E ele sempre se repete ao longo dos anos.

Previsões meteorológicas

Todos nós sempre ficamos muito atentos às previsões meteorológicas. Quando queremos ir à praia, logo sintonizamos a televisão para sabermos se teremos um belo dia de sol pela frente. O Climatempo é um dos grandes institutos de meteorologia do país. É interessante observar como o nome do instituto mescla as duas nomenclaturas: clima e tempo.

climatempo

Nesse caso, ele nos atende momentaneamente em relação à nossa ida para a praia e também atende a um agricultor que vai iniciar sua plantação e precisa de um período maior com chuvas ou sem chuvas.

Uma previsão climática mais aprofundada pode antecipar a questão do clima para meses ou até mesmo o período de um ano. Ela também aponta como todo o planeta poderá se comportar daqui a alguns anos, como estão acontecendo essas grandes transformações climáticas e como a população deve se organizar para não sofrer com os impactos.

Em meio a tantas tragédias climáticas, torna-se muito importante entender a diferença entre clima e tempo. Fora isso, cada cidadão pode contribuir para a melhoria do clima do planeta. Não é apenas a grande indústria que afeta ou prejudica a Terra. O lixo que você não recicla ou joga em local inadequado pode trazer grandes transtornos quando uma forte chuva atinge uma cidade. A falta de limpeza em um rio pode afetar toda a criação de peixes naquele local e prejudicar outras espécies. E aí, você tem boas práticas ambientais? Compartilhe conosco!

 

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados