Colégio Web

Evolução dos Computadores

Publicidade

A conclusão do primeiro computador foi no dia 14 de fevereiro de 1946 e registrado um ano depois. O nome que deram a este primeiro computador foi de ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer). O ENIAC era uma máquina de calcular, que foi criada com o intuito de auxiliar nos cálculos para a balística, sendo que seria usado pelo exército norte-americano durante a II Guerra Mundial.

Já em 1951 a 1959, os computadores (primeira geração) começaram a “dar” problemas, ou seja, a máquina aquecia muito, precisava que fosse reprogramado depois de cada tarefa realizada nele, consumia muita energia. Os computadores já não eram mais de muita utilidade como antes, ou seja, de 1959 a 1965, (segunda geração) sua capacidade de processamento era muito pequena, o tamanho não era agradável por ser muito grande e sempre tinham que providenciar a troca das válvulas. 

Agora, com os computadores da terceira geração (1965 a 1975), eles começaram a serem melhorados, começou a surgir maior capacidade de processamento, diminuição do tamanho, e as pessoas podiam começar a adquirir computadores de uso próprio (pessoal). Na quarta geração, começou o aparecimento de novos aplicativos tais como: Gráficos, Gerenciadores de comunicação, planilhas eletrônicas, modificador de dados como textos e os softwares integrados.

Com a quinta geração (que não se tem registro da data correta), foi a época em que o primeiro “maior” e melhor computador foi montado, em que seus elementos são: robótica, imagem virtual, multimídia e a comunicação através da internet.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados