Two Half Asian Brothers shaking hands after chess

Xadrez entre crianças

O jogo de xadrez surgiu na Índia, por volta do século VI. Nesta época, era chamado de Shaturanga. É considerado um esporte mental. É um jogo que não depende da sorte, mas sim de raciocínio lógico. Nem sempre permite uma progressão. As regras são simples, o que torna um jogo de xadrez considerado difícil é o fato de ter que trabalhar com a inteligência. Mas é um jogo de xadrez que vai promover a concentração, disciplina, raciocínio lógico e memória tão necessários ao intelecto humano.

O ataque definitivo contra o rei é chamado de “xeque-mate”. Este expressão vem do Persa ‘xah-mate’, que quer dizer “o rei está morto”. Segundo pesquisas, alunos que praticam xadrez têm um melhor rendimento escolar. Em quase toda a Europa, o xadrez é uma disciplina obrigatória nas escolas. E é por este motivo que nos torneios mundiais, sempre temos países da Europa que acabam se consagrando líderes.

Elementos do exército

2Quando o xadrez surgiu na Índia, com esse peculiar nome de Shaturanga, o significado era claro: Shaturanga quer dizer os “os quatro elementos de um exército”. Essa é a tradução para o sânscrito, idioma indiano. Quer dizer que todos os envolvidos nas instâncias militares daquele período estavam ali representados no tabuleiro.

Para os mestres das federações de xadrez, a infantaria é composta pelo peão e a cavalaria pelo cavalo. Nos tempos mais antigos, também existiam as carroças que acabaram sendo substituídas pelas torres. O elefante acabou sendo trocado pelo bispo.

Depois de popularizado na Índia, o xadrez passou a fazer sucesso na China. A chegada da Pérsia ao circuito também fez com que tal modalidade esportiva se apresentasse em vários outros espaços das rotas comerciais dos persas.

No termo Shaturanga, shah é uma expressão persa que corresponde a rei. Daí o principal sentido do jogo. Quando os árabes derrotaram o povo persa no ano de 651, também passaram a divulgar o jogo em outras regiões. Eles levavam os tabuleiros para suas outras conquistas de espaços, a exemplo das áreas do norte africano. Também disseminaram a modalidade na região da Espanha e Portugal. Assim, o xadrez ganhava corpo e já estava bem formatado no período da Idade Média. A presença da rainha, dos bispos e dos castelos é uma prova de tal influência. Desde o final do século XIV as regras do xadrez ainda não passaram por fortes alterações. É um jogo clássico para os tempos modernos.