Digite o que você quer buscar:  
Home » Curiosidades » Esportes » Quando surgiu a Capoeira?
Postado em 01/06/2012 12:13, atualizado em 29/05/2015 17:33

Quando surgiu a Capoeira?

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura
Capoeira and berimbau player

Capoeira e berimbau 

A capoeira, mais do que um esporte, também é uma importante expressão cultural que se caracteriza a partir de movimentos ágeis e marcados por muita harmonia. Sempre regada a música e vários aspectos coreográficos, a capoeira é uma forma de arte. Nela, o praticante sempre utiliza os pés e a cabeça para realizar os movimentos. Já as mãos, são utilizadas com menos frequência.

O principal adereço ou instrumento usado pelo esporte é o berimbau. O som forte deste belo equipamento vai ditando o ritmo e o estilo do jogo. É um som que demarca bem que a capoeira está acontecendo em determinado local. Para compor o berimbau, basta um pedaço de pau, outro pedaço de arame e um acessório chamado cabaça. O ritmo do berimbau pode ser bem variado.

Influência africana

As primeiras influências para o surgimento da capoeira no Brasil foram as resistências dos negros que chegaram da África no período do Brasil Colônia. Os escravos usavam o esporte como elemento de defesa do corpo, mas também para preservar viva as identidades do povo africano em solo brasileiro.

A consolidação da capoeira, por exemplo, teve grande importância e influência no Quilombo de Palmares. Por conta de todo o contexto político desse quilombo, muitos chegaram a impor a pecha de que a capoeira era uma prática violenta. Infelizmente, por conta de tais opiniões, o esporte acabou sendo proibido por um extenso período. Até 1930, quando o famoso mestre Bimba executou uma bela apresentação da modalidade para o presidente Getúlio Vargas. Ali, merecidamente, o esporte passou a ser classificado como oficial no solo brasileiro.

Hoje, muito se fala em “jogos de capoeira” ou “rodas de capoeira”. É que normalmente o movimento, nesses espaços, apenas simula o ataque, a esquiva e as defesas entre dois jogadores. O objetivo da “partida” é mostrar que é possível tornar-se superior em aspectos de habilidade, força e autoconfiança. No aspecto artístico, a capoeira é conhecida por fazer com que os jogadores aprendam bastante sobre o famoso gingado do capoeirista. Mas, o que seria a ginga? Trata-se do movimento do corpo em ritmos diferentes, sempre com relaxamento e deslocamentos para o centro do corpo. O jogador se mantém alerta para ataques e esquivas.

Tipos de capoeira

2Em que pese a diversidade cultural do povo africano, sabemos que três tipos principais de capoeira ocupam o cenário do esporte. Confira abaixo.

Angola: é a modalidade mais antiga de capoeira e remonta aos períodos de escravidão. O golpe acaba sendo jogado próximo ao chão. No ritmo do berimbau, mais lentidão. Entre os jogadores, muita malícia. A plateia bate palmas e movimenta a roda.

Regional: também é marcada por forte malícia, mas a música é rápida e o passo ou movimentos mais secos. Há menos movimentos acrobáticos. Também são preservadas as palmas.

Contemporânea: é a mais praticada atualmente e reúne características das duas modalidades que a antecedem: Angola e Regional.

As práticas da capoeira permitem que se observe elevação das frequências cardíacas. Os músculos também passam por melhor desenvolvimento, além da perda de gordura, flexibilidade e resistência física.


Publicidade

Recomendados para você

Comentários

Publicidade