Todas as crianças e adolescentes têm o direito a educação. Esse direito é garantido pela nossa constituição, e deve ser de qualidade, com excelentes recursos e equipamentos, materiais didáticos e profissionais qualificados.

Nem sempre funciona dessa forma, não é mesmo? Sabemos que a educação em nosso país não caminha lá muito bem. Por esse motivo, existem tantas escolas privadas com maior qualidade de ensino.

Essa realidade precisa mudar com a ajuda de toda a comunidade exigindo dos nossos governantes melhores condições de vida e de ensino. Um povo educado é um povo civilizado e desenvolvido. Esse ano tem eleição e podemos aproveitar esse momento para exercermos nossos direitos.

O que é a escola e como funciona?

Escola

Vamos entender o motivo pelo qual vamos para o colégio? O que é a escola? O que fazemos nela?

A escola é uma instituição que tem como finalidade a formação e a educação de crianças e adolescentes. Aprendemos a ler e a escrever, além de praticarmos esportes, e conhecemos pessoas novas, aprendemos a conviver e respeitar nossos professores e funcionários que fazem parte dessa instituição.

A escola forma cidadãos para o futuro.  Você já sabe o que deseja para o resto de sua vida, ou seja, em qual área deseja atuar? Pense nisso!

Você já percebeu que toda escolar tem um nome? Esse nome tem uma história. Geralmente, é o nome de uma pessoa que foi importante para o bairro, para a cidade ou para o país.

O colégio é dividido em várias dependências e de muitos funcionários que ajudam a fazer dessa escola um lugar agradável e adequado para o ensino. As principais dependências são: as salas de aula, a diretoria, a secretaria, a cozinha, o refeitório e os banheiros. Podemos encontrar também outras dependências, como a biblioteca, a quadra de esportes, o parque, a sala de informática, o laboratório, o auditório, o pátio e a sala dos professores.

Na escola, muitas pessoas trabalham realizando várias atividades:

• Os professores ensinam e orientam os alunos;
  • Os merendeiros preparam a merenda (lanche) para os alunos;
  • O faxineiro (a) é responsável pela limpeza da escola;
  • O zelador zela pelo patrimônio da escola;
  • O porteiro fiscaliza a entrada e saída dos alunos e de outras pessoas na escola;
  • O diretor (a) é quem administra a escola;
  • O coordenador pedagógico tem a função de orientar os alunos e professores;
  • E os demais funcionários desempenham papel importante na secretária ajudando para que a escola possa desempenhar da melhor forma suas funções.

Nesse ambiente tão rico, aprendemos a conviver com outras pessoas respeitando seus direitos e entendendo como cumprir os seus deveres. Aprendemos também a fazer e a exercer os nossos direitos quando não são respeitados.

Você, certamente, sabe o que é permitido e o que não é permitido na sua escola. Não sabe? É preciso chegar no horário, prestar atenção quando o professor estiver explicando novas atividades, ficar em silêncio, respeitar os colegas, executar as lições e usar o uniforme. O uniforme é uma forma de identificação, que traz mais segurança também.  Existem outras formas de identificar, como a carteira escolar.

Existem diferentes escolas e cada uma delas um aprendizado para cada realidade, como, por exemplo, a escola dos povos indígenas. Existem muitas semelhanças com a nossa escola, mas também muitas diferenças com o que é ensinado.