Colégio Web

Ergonomia e o bem-estar das pessoas

Publicidade

Todos sabemos que uma pessoa bem disposta e saudável tem um rendimento maior e melhor do que alguém que sofre constantemente com dores e desconforto físico. Foi pensando nisso que a Ergonomia surgiu, mas afinal você sabe o que essa palavra significa?

O que é Ergonomia?

Ergonomia Bem Estar

A palavra grega é a junção de Ergon, que quer dizer trabalho, e Nomos, que significa normas, leis. Em resumo, Ergonomia é um conjunto de regras que visa a qualidade de vida e o bem estar das pessoas, seja no ambiente de trabalho ou até mesmo em suas vidas particulares.

Sabemos que passamos pelo menos 8 horas diárias realizando tarefas profissionais que podem afetar de forma agressiva nosso bem estar em todos os sentidos. Por isso essa disciplina foi desenvolvida com o intuito de que as pessoas sejam orientadas da melhor maneira possível a interagir com os objetos presentes em seus locais de trabalho.

Ela é tão abrangente que cuida de diversos fatores, que vão desde nossa postura até os móveis escolhidos para o local de trabalho, passando pela luminosidade do espaço, barulho e circulação de ar.

Quem cuida da parte ergonômica?

Profissionais formados em fisioterapia são os mais indicados para aconselhar funcionários e patrões quanto aos padrões de ergonomia em sua empresa. Em resumo, eles observam como é disponibilizado o espaço do escritório, como as pessoas estão interagindo, como elas estão dispostas em seus postos e como é sua postura. Depois disso, o profissional elabora um relatório que especifica tudo que está errado no local para que assim melhorias sejam feitas visando sempre a qualidade de vida dos funcionários e seu bem estar.

É também esse profissional que orienta cada  funcionário como ele deve se sentar, levantar e até mesmo se posicionar em seu posto de trabalho para que assim evite lesões, dores e até mesmo doenças relacionadas ao trabalho.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha sentada durante 8 horas do dia deve ficar atenta a uma série de questões. A primeira é a altura de sua cadeira em relação a mesa de trabalho, assim como a distância ideal entre sua cabeça e o monitor do computador.

A iluminação do local e a luminosidade da tela também são pontos observados pelo especialista, assim como dicas de exercícios que podem ser realizados durante o horário de trabalho e que ajudarão a prevenir dores musculares, lesões repetitivas e cansaço.

Bem Estar Ergonomia

Diferentes tipos de Ergonomia

A disciplina é dividida em três: Física, Cognitiva e Organizacional. A primeira tem como base a anatomia humana e é atenta à postura, segurança no posto de trabalho, movimentos realizados de forma repetitiva e também ao modo como manuseamos tudo que é preciso para desempenhar nossa função na empresa.

A segunda se preocupa com nossa capacidade de percepção, reflexo, memória e até mesmo tempo de resposta para solucionar um problema. Desse modo relaciona como nosso cérebro está trabalhando e se ele está cansado demais para desempenhar tal função. Assim é possível realizar exercícios que vão relaxar o músculo para que possamos render melhor e ter mais qualidade de vida sem nos estressar com frequência.

Já o terceiro ponto está relacionados as disposições empresariais, como a organização do tempo das atividades, gestão de qualidade, entre outros.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados