Colégio Web

Entenda as diferenças entre as igrejas evangélicas

Publicidade

São tantas as igrejas que vemos em uma simples caminhada pelo bairro que acaba gerando algumas duvidas sobre quem são essas pessoas e no que elas acreditam. De uma forma geral, podemos dizer que essas igrejas tem em comum o fato de serem cristãs.

O cristianismo, como o próprio nome já sugere é uma religião na qual as pessoas adeptas acreditam na existência de Jesus Cristo como um ser divino que veio ao mundo por meio da virgem Maria para morrer em um cruz e remir os pecados de toda a humanidade.

A partir de reforma protestante encabeçada por Martinho Lutero, houve uma separação na forma de crer dos protestantes e dos católicos. Entre as novidades surgidas com o protestantismo está no fim do pagamento de indulgências para que as pessoas pudessem alcançar o céu e também na forma de congregar, agora os cristãos poderiam cantar juntos durante o rito religioso.

Desde então, novas divisões tem surgido: arminianos, calvinistas, anglicanos. Entretanto, é a partir do final do século XIX que acontece a maior diversificação de igrejas evangélicas, que são oriundas do protestantismo de Lutero.

Igreja Evangelica

Tradicionais

Nessa divisão, se enquadram as igrejas que estão mais próximas da reforma protestante. Podemos citar a Igreja Luterana, Presbiteriana e Calvinista.

Depois, foram fundadas outras igrejas como a Batista e Metodista que seguem a linha dos arminianos e tiveram seu despertar a partir do século XVIII, nos países de língua inglesa.

As ramificações foram acontecendo até chegar nas igrejas Adventistas, Mórmons e nos Testemunhas de Jeová. As Testemunhas de Jeová no entanto diferem no quesito da divindade de Jesus Cristo.

Pentecostais

Essas igrejas são as que acreditam na continuidade dos dons espirituais, que são dados a partir do Espírito Santo, como o falar em línguas estranhas e na cura através de orações.

Igrejas que possuem essas características surgiram no início do século XX. A expoente mais conhecida no Brasil desse segmento é a Assembleia de Deus, que hoje é dividida entre diversos ministérios normalmente tem peculiaridades próprias.

Igrejas Evangelicas

Neopentecostais

Nos anos 50, surgiu essa nova divisão entre as igrejas evangélicas. Seu início foi nos Estados Unidos e normalmente possui um showman, ou seja um rosto que está sempre associado ao nome da igreja e é quem dirige os cultos.

As mensagens são em sua maioria voltadas para bens materiais e curas para que o seu seguidor tenha uma vida prospera em terra.

A título de exemplo, podemos citar a Igreja Universal do Reino de Deus e também a Igreja Internacional da Graça.

As novas igrejas continuam sendo formadas, e suas divergências podem ir desde os usos e costumes a até mesmo ao que se refere ao ensino da bíblia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados