Colégio Web

Dificuldades enfrentadas pelos índios do século XXI

Publicidade

Todo mundo que tem um conhecimento básico de história sabe que, quando os portugueses desembarcaram no país em 1500, a região já era habitada por milhares de pessoas, que formavam as tribos da sociedade indígena brasileira e que estavam espalhadas por todo o país.

Também é de conhecimento geral que com a chegada e a estadia europeia por aqui, a população indígena foi quase dizimada ou absorvida, perdendo suas características e seus costumes, adotando a língua, a religião e a cultura portuguesa.

Porém, o que nem todos sabem é que ainda hoje há reservas onde os índios ainda vivem a sua maneira em pleno século XXI. De acordo com o Censo Demográfico 2010, o Brasil conta com cerca de 818 mil indígenas, que estão distribuídos em 305 etnias, com 274 línguas diferentes. Além disso há também 69 grupos que não foram contatados e outros que ainda buscam o reconhecimento da condição indígena.

Dificuldades enfrentadas pelos índios do século XXI

Os índios estão espalhados por todo o território brasileiro e a região Norte é aquela que mais concentra as populações indígenas do país.

O problema é que, completamente contrários ao sentido que corre a sociedade, eles enfrentam uma série de dificuldades que colocam não só a sua cultura, mas também a sua existência em risco.

Disputas territoriais

Um dos maiores problemas enfrentados pela população indígena brasileira é em relação à ocupação de terras. Hoje existem mais de 420 terras indígenas de ocupação tradicional que são regularizadas, além de 36 reservas especiais.

O problema é que mesmo em terras de ocupação indígena legal e regularizada há disputas frequentes pelos territórios, principalmente por parte de madeireiros ou indústrias que buscam explorar os recursos da região e tentam expulsar os indígenas a qualquer custo.

Para se ter ideia do problema, em 2012 houve 62 casos de invasão ou exploração ilegal de recursos naturais em áreas indígenas, além de 60 assassinatos de índios. Isso há quatro anos. o que significa que esses números provavelmente estão muito maiores hoje.

Dificuldades enfrentadas pelos índios do século XXI

Dificuldade em manter sua cultura e tradição

Outra grande dificuldade enfrentada pela população indígena é relativa as suas tradições. Isso porque o contato com populações externas acabam influenciando os costumes da tribo, principalmente dentro de comunidades mais fracas, onde a liderança dos mais velhos não é tão forte assim.

Com isso, a cultura, a tradição e a língua indígena podem acabar se perdendo, como já aconteceu com diversas tribos no decorrer da história brasileira. E é exatamente por isso que é tão importante existir espaços de preservação onde os índios podem ser eles mesmos, sem a influência da sociedade externa. Afinal de contas, eles são uma parte da história do Brasil e também uma fonte inesgotável de sabedoria.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados