Colégio Web

Diferentes sistemas de produção

Publicidade

Toda empresa precisa pensar em um tipo de sistema de produção para que consiga vender de forma eficiente o seu produto e/ou serviço. Neste artigo, mostraremos quais são os tipos de sistemas de produção mais aplicados nas empresas, além de contar quais são as maiores vantagens de cada um.

3 diferentes sistemas de produção

Cada empresa possui um sistema de produção para realizar suas operações e produzir suas mercadorias ou serviços da melhor forma possível. Assim, elas conseguem garantir toda a sua eficiência e eficácia.

Tipos de sistemas para manufatura

sistemas de produção

  • Produção em massa: a produção em massa tem uma grande vantagem já que os produtos podem ser produzidos em larga escala, o que possibilita grandes taxas de produção por cada funcionário.
  • Produção contínua ininterrupta: muitas refinarias e siderúrgicas utilizam este tipo de produção. Ela garante uma grande eficiência nos sistemas de fluxo da empresa.
  • Produção intermitente: neste caso, todos os processos são feitos em lotes e não existe uma sequência a ser seguida, fato que garante maior flexibilidade no dia a dia de trabalho da empresa na sua produção.

Tipos de produções de serviços – operações

  • Serviços profissionais: os serviços profissionais ocorrem entre o contato do cliente com o produtor do serviço. Um bom exemplo disso é o advogado. Eles devem buscar atender a um determinado tipo de especificidade para cada cliente que o procura.
  • Serviços de massa: os exemplos de serviços em massa são os mercados e aeroportos. Neste sistema de produção, os serviços são totalmente padronizados e ainda contam com poucas chances de flexibilidade.
  • Lojas de serviço: as lojas de serviços estão entre os sistemas de produção mais tradicionais que existem. Aliás, são existentes há décadas e é um modelo de negócio que realmente dá certo. As lojas podem ser de pequeno, médio ou grande porte e devem ser organizadas de forma que gere lucro pelo número de clientes e consumidores dos seus produtos e/ou serviços.

Diferentes sistemas de produção

Vantagens dos sistemas de produção

É com os sistemas de produção que uma empresa consegue se organizar e se planejar para verificar como será possível alcançar um número grande de clientes e vender o que é necessário. Para saber qual é o tipo de sistema mais indicado para o seu negócio, nada melhor que dar uma olhada nos tipos acima e buscar aquele que mais encaixa no perfil da empresa.

Cada empresa precisa de um sistema e, sem ele, não dá para se fazer nada. É com ele que podemos dar continuidade ao trabalho do dia a dia.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados