Durante a vida é esperado que se siga um determinado roteiro na parte estudantil da vida. Primeiro se frequenta a escola fundamental, passa pelo ensino médio e depois cursa a faculdade ganhando um diploma de ensino superior.

O que acontece é que depois da faculdade, o estudante pode decidir por obter algum tipo de especialização e continuar estudando. Porém, com as diversas opções existentes, muitas vezes eles simplesmente não sabem qual escolher por não saber a diferença entre um nível e outro.

E duas especializações que geram bastante confusão entre os estudantes é o mestrado e o doutorado. E é exatamente pensando em esclarecer melhor esse assunto e explicar a diferença entre os dois é que reunimos aqui uma série de informações sobre eles.

Mestrado x Doutorado

Quais as diferenças entre Mestrado e Doutorado

Ao contrário do que muita gente pode pensar, mestrado e doutorado não são a mesma coisa e, na verdade, são bastante diferentes. Isso porque cada um é indicado para quem tem um objetivo diferente, o que pode fazer toda a diferença na hora de escolher o que você vai fazer.

Dentro do mestrado, existem duas possibilidades: o mestrado profissionalizante e o mestrado acadêmico. O primeiro é menos teórico e voltado para o mercado de trabalho. Nele o aluno deve apresentar uma dissertação (monografia) em forma de projeto ou mesmo em forma de estudo de caso para que consiga obter o título de mestre.

Já o segundo é uma pós-graduação voltada para ensino e para pesquisa. Também oferece o título de mestre, mas é voltado para quem deseja dar aulas. Normalmente pedem proficiência em outras línguas, como inglês. Para a obtenção do título também é preciso a preparação de uma dissertação.

Já o doutorado é um curso ainda mais aprofundado. Ele é voltado para a formação de pesquisadores e é dedicado exclusivamente para aqueles que desejam seguir a vida acadêmica que busca obter o aprofundamento avançado em um determinado campo do saber. Para que o título de doutor seja obtido é preciso entregar a defesa de uma tese.

Quais as diferenças Mestrado e Doutorado

Para você entender melhor a diferença entre ambos, é preciso que entenda a diferença entre dissertação e tese. Dissertação – conhecida também como monografia – é um estudo aprofundado de um determinado campo de saber. Já a tese é um estudo elaborado e avançado que deve trazer algo de novo para um determinado campo de saber, como uma nova teoria ou um novo tratamento para doenças, por exemplo.

Por isso mesmo que antes de escolher aquilo que você deseja seguir, é muito importante que saiba bem o que é cada um deles e também o caminho que você deseja seguir para fazer a escolha acertada.