Colégio Web

Dicas para você tomar cuidado com os falsos cognatos

Publicidade

Ao aprendermos uma nova língua, sempre nos deparamos com palavras parecidas ou similares. Isso se deve as nossas origens linguísticas múltiplas. A cada migração, novas palavras eram adicionadas aos diferentes vocabulários. Porém, muitas delas podem apenas ser falsos cognatos, isto é, parecem ser o que na verdade não são!

E como identificar essas palavras? Às vezes estamos lendo um texto e acreditamos já ter descoberto o significado daquela frase por que vemos uma palavra idêntica ao português, mas é importante sempre ter cuidado e seguir algumas dicas para não se perder no erro.

Sempre desconfie!

Quando vemos uma palavra de mesma escrita em diferentes línguas, nos deixamos levar pela facilidade que aquilo representa e acabamos não confirmando o seu significado, mas isso pode nos levar a grandes confusões.

cognatos falsos

Para que isso não ocorra, toda vez que encontrar uma palavra de grafia igual ou parecida a outra em português, busque o dicionário ou a ajuda de alguém fluente na língua. Confirmar o significado lhe dará certeza durante uma leitura ou conversa e ainda aumentará seu vocabulário.

Memorize os falsos cognatos que for descobrindo

Toda vez que descobrir e/ou aprender um novo falso cognato, tente memorizar. Melhor ainda: anote a palavra e seus diferentes significados em ambas as línguas. Tente entender as múltiplas aplicações daquela palavra para poder utilizar no futuro.

Um falso cognato pode se dividir em duas classes: os puros e os eventuais.

Os puros: um falso cognato puro tem sempre um significado completamente diferente na outra língua. Esse deve ver memorizado, para não haver confusão.

Os eventuais: um falso cognato eventual tem o significado igual ao de nossa língua, porém possui outras aplicações e significados, sendo assim é o que requer mais atenção. Para não se confundir com este tipo, é preciso utilizar-se da próxima dica.

Dicas para você tomar cuidado com os falsos cognatos

Fique atento ao contexto

Dentro de uma frase, aquele pequeno falso cognato pode ser identificado com facilidade. Traduza as outras palavras e entenda o contexto geral da frase e/ou parágrafo, assim o significado distinto daquela palavra pode se sobressair.

Isso é muito importante no caso de palavras com múltiplos significados, já que em certos casos um pequeno deslize de compreensão afetará todo o entendimento em caso de uma conversa ou da leitura de um texto.

Os falsos cognatos devem ser vistos como uma diversão, onde você deve descobri-los e, aos poucos, ir aumentando seu vocabulário. Não deixe que eles lhe assustem!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados