Colégio Web

Dicas para uma boa amizade entre pais e filhos

Publicidade

Você acha que ainda não encontrou o seu melhor amigo? Olhe para o lado e perceba que o seu melhor amigo pode estar mais perto do que você imagina!

O que você entende por amizade verdadeira? Quando um amigo te convida para sair, te apoia em todas as suas decisões, te elogia, pede a sua opinião e nunca te diz não? Será que esse é o seu melhor amigo?

O que é a amizade?

Você já refletiu sobre o que é amizade? Então vamos conhecer mais a fundo sobre a amizade de pais e filhos. Essa amizade anda démodé, ultimamente, mas você pode encontrar em seus pais, a verdadeira amizade.

Pai Filho

A importância da relação entre pais e filhos

A relação entre pais e filhos pode ser de grande valia e muito harmoniosa para ambos. Porém, é preciso sempre cautela e respeito, além de algumas considerações importantes. Alguns fatores são essenciais para um bom relacionamento como a hierarquia. Os pais são o exemplo de um lar harmonioso e nele deve ser mostrado quem possui mais argumentos e experiência para estabelecer os limites. Os limites de cada indivíduo devem ser valorizados e respeitados, sendo assim a individualidade é outro fator importante, pois julgar e determinar não resolve nenhuma situação.  Cada ser possui a sua opinião e é preciso saber que não existe a perfeição que todos erram e devem admitir os seus erros corrigindo-os.

A consolidação entre essa amizade

A consolidação entre a amizade de pais e filhos é importante em todas as etapas do desenvolvimento dos filhos. Essa amizade é essencial e deve ser conquistada antes da adolescência, pois é nessa fase que o jovem quer construir a sua independência bem longe dos olhos dos pais, já que entende que já sabe tudo da vida e do mundo e procura em novas amizades a resposta que poderia encontrar dentro se si mesmo.

Mãe Filha

O importante nesse momento é que os pais demonstrem segurança a fim de que seus filhos se sintam confortáveis para qualquer tipo de conversa, ou seja, sobre qualquer assunto. É muito importante que os pais sejam participativos no crescimento social de seus filhos, conhecendo seus amigos. O papel dos pais na formação e construção de um ser não pode se misturar e nem pode ocorrer à inversão dos papeis, pois isso poderia ser prejudicial para ambos.

Como manter essa amizade

Esse ponto é crucial, pois ambos possuem a cumplicidade e o desafio de manter a conquista e preservar e consolidar essa amizade. O melhor segredo é sempre aproveitar a cada momento junto com seu filho, ouvindo, falando, corrigindo e olhando direto nos olhos. É preciso estabelecer uma relação de liberdade e confiança para que ocorra a amizade verdadeira.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados