Colégio Web

Dicas para nunca esquecer o que aprender

Publicidade

Um problema frequente para os estudantes é a falta de fixação do conteúdo aprendido.  Pesquisas mostram que apenas 10% do que aprendemos fica na memória, os outros 90% vão embora antes que possamos nos dar conta.

Por isso o grande desafio enfrentado pelos estudantes em geral é aprender e não esquecer a matéria estudada.

E isso não é um trabalho impossível. Basta seguir algumas dicas e encontrar a que melhor funciona para você. Pode ter certeza que o seu aprendizado ficará muito melhor e mais produtivo.

Mude a maneira que você estuda

Ler e ouvir não são suficientes para a maioria das pessoas. Busque outras maneiras de aprender que sejam mais interativas – e mais interessantes também.

Grupos de estudo são uma boa alternativa para quem não costuma conseguir estudar sozinho. Além de a concentração aumentar quando você conversa ativamente com uma pessoa, a interação estimula a memória e o aprendizado de fato.

Dicas para nunca esquecer o que aprender

Goste daquilo que está estudando

Não tem jeito, se você não tem interesse por aquilo que está vendo, você se distrai e não se lembra do que viu.

Mas como lidar com isso dentro das matérias que passam longe do seu interesse? Procure pontos específicos que lhe apeteçam dentro de um assunto que à primeira vista é desinteressante. Pode ter certeza que isso ajudará.

A dica para os adultos é: estude apenas aquilo o que gosta. Você verá seu rendimento ir às alturas.

Desconecte-se do mundo exterior

Desligue o celular, saia do Facebook e feche o Instagram. Um dos pontos mais importantes para um estudo de qualidade é a concentração.

Quando você está cansado ou distraído com outras atividades o cérebro sente dificuldade de focar naquilo que realmente precisa. Assim, você acaba esquecendo tudo o que estudou antes mesmo de fechar o livro.

Faça pausas

Quando o cérebro está cansado ele simplesmente para de absorver o conteúdo e você não consegue mais reter informação.

Isso pode ser resolvido com pausas de 15 a 20 minutos a cada 45 minutos de estudo. Apesar de esse período variar de pessoa para pessoa, costuma ser a média de tempo que alguém consegue ficar focado em uma única tarefa.

Porém, é importante conhecer o próprio corpo e avaliar os sinais de cansaço, só assim saberá a hora ideal de parar.

Dicas-nunca-esquecer-o-que-aprender

Pense sobre aquilo que aprendeu

É importante parar um tempo após os estudos e refletir sobre o conteúdo estudado. Questione a si mesmo e veja se realmente entendeu aquilo que leu.

Quando a gente entende de verdade o objeto de estudo, o esforço para ser fixado é mínimo. Depois de um tempo o processo passa a ser praticamente automático.

Estude na hora certa

Os melhores horários para estudar são logo após se levantar ou pouco antes de dormir. Esses são os períodos indicados para quem precisa fixar o conteúdo na memória.

Isso acontece porque nessas horas o cérebro costuma liberar substâncias químicas que favorecem o aprendizado e a memorização.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados