Colégio Web

Dicas para aprender LIBRAS

Publicidade

Muita gente já ouviu falar da Linguagem Brasileira de Sinais, que é mais popularmente conhecida como LIBRAS, e que é muito utilizada por deficientes auditivos em todo o Brasil, especialmente em centros urbanos.

Mas será que estas pessoas sabem como aprender LIBRAS pode ser muito mais fácil quando se segue dicas que podem facilitar em muito o aprendizado e o entendimento desta linguagem de sinais?

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos dar algumas dicas para aprender LIBRAS que poderão ajudar você a entender melhor tudo que envolve esta importante forma de comunicação gestual.

Tenha foco no enriquecimento de vocabulário

Dicas para aprender LIBRAS

Segundo especialistas no assunto, para aprender LIBRAS, o melhor meio será buscando ter foco no chamado enriquecimento de vocabulário, procurando sempre aprender novos sinais todos os dias.

Coloque metas diárias de aprendizado, para que você aprenda um número determinado de sinais por dia, sempre procurando seguir um cronograma previamente estabelecido por você.

Faça a memorização dos sinais

Um dos melhores mecanismos para aprender LIBRAS é por meio da memorização dos sinais que serão utilizados durante as conversas, e uma das melhores formas de se fazer isto é por meio de anotações.

Isto mesmo, você deverá procurar anotar as descrições dos principais sinais, para que então, você possa visualizá-los e depois, colocá-los em prática, sempre procurando anotar também seus significados.

Não se esqueça da configuração de mão

Sinais de LIBRAS apresentam configurações específicas, e por este motivo, é importantíssimo que você não se atrapalhe em relação a elas, procurando sempre se lembrar de cada uma delas.

Para não se atrapalhar mesmo e para memorizar melhor, procure fazer o seguinte: preste muita atenção em quem já sabe LIBRAS, observando as diferentes configurações de mão utilizadas por eles.

LIBRAS Aprender

Faça traduções

Como ocorre com idiomas como o inglês e o espanhol, também para uma pessoa que aprende LIBRAS é fundamental fazer uso das traduções durante o aprendizado.

Então, depois de fazer tudo que já foi dito anteriormente, procure fazer traduções de textos do português para LIBRAS, sempre se atentando para possíveis erros de interpretação, por exemplo.

Use músicas

Isto mesmo, para uma pessoa que deseja aprender LIBRAS para se comunicar melhor e para trabalhar com pessoas com deficiência auditiva, usar músicas pode ser algo muito eficiente.

Os resultados serão sempre os melhores possíveis, portanto, procure usar uma música de sua preferência, e dê foco nela, trabalhando, traduzindo e melhorando a cada dia. Você irá aprender rapidinho!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados