Colégio Web

Dicas de administração de tempo para estudantes

Publicidade

Se existe uma coisa complicada para quem é estudante, é o gerenciamento de tempo. Isso porque sempre parece que existem mais matérias e mais trabalhos do que o tempo necessário para estudar e fazer tudo. Porém, a verdade é que é sim possível conseguir fazer tudo o que é preciso fazer, tudo sabendo como administrar bem o tempo e aproveitar cada espaço do seu dia o tornando produtivo.

E é exatamente pensando nisso que reunimos aqui uma série de dicas que vão ajudar você a administrar melhor o seu tempo e aproveitar cada espaço do seu dia, se tornando um estudante ainda melhor e não deixando nada acumular para a última hora.

Reduza as distrações

Dicas administração de tempo para estudantes

Os nossos maiores inimigos na hora de estudar são as distrações. Isso porque sem que você perceba, por causa delas você vai acabar interrompendo o que está fazendo diversas vezes e vai acabar perdendo muito mais tempo do que deveria com coisas que no fim das contas acabam sendo inúteis.

Por isso, na hora de sentar para estudar, elimine todas as coisas que podem distrair você de sua tarefa. Desligue o computador, deixe o celular desligado ou no silencioso, deixe a televisão de lado e se concentre em algum espaço tranquilo e sem interrupções.

Mantenha um ambiente de estudo adequado

A melhor maneira de se aproveitar todo o tempo que você tem enquanto estudante é reservando um espaço adequado para estudos. É importante que ele seja um lugar onde ninguém te interrompa e que esteja livre de distrações. Caso seja preciso, deixe o celular em algum outro cômodo ou dentro da bolsa para evitar interrupções desnecessárias.

Caso goste de ouvir música, certifique-se de que ela não está atrapalhando você, mas sim o ajudando a se concentrar. Também é importante estar em um lugar bem iluminado e com temperatura agradável.

Dicas de administração de tempo para estudantes

Saiba dividir momentos de foco total

Ninguém consegue e também não é nada saudável ficar completamente focado nos estudos e sem nenhuma distração por horas a fio. Exatamente por isso, o melhor jeito de conseguir aproveitar todo o tempo para estudo de maneira útil é separando blocos de estudo ou de concentração.

Isso significa que o ideal para que você consiga aprender algo efetivamente é se concentrar completamente no seu estudo, sem interrupções ou distrações por um período que pode variar entre 40 minutos ou uma hora.

Quando terminar, faça uma pausa para fazer algo que o distraia, como olhar o celular ou mesmo jogar um pouco de vídeo game. O ideal são pausas de dez a quinze minutos. Isso porque o seu cérebro fica cansado depois de muito tempo estudando e você não consegue mais aprender depois desse tempo se não fizer pausas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados