Colégio Web

Dia da Mentira: o que é e de onde surgiu?

Publicidade

Março vai chegando ao fim e com ele se aproxima o dia da mentira, comemorado todos os anos no dia 1º de abril. É neste dia que pessoas do mundo todo reservam momentos para pregar peças nos conhecidos e criar mentiras absurdas para enganar e divertir os outros.

O dia você já conhece muito bem, mas você sabe como e onde ele surgiu? A verdade é que o dia da mentira, também conhecido como dia dos bobos, tem várias histórias que contam a sua origem.

E para iniciar bem esse dia da mentira, separamos algumas delas para contar para você. Mas elas não são mentira não, não se preocupa!

Ficou curioso? Continue lendo e confira.

As histórias em torno do dia da mentira

Dia da Mentira 1 de abril

Apesar de ter uma origem incerta, o dia da mentira tem algumas histórias que explicam de onde ele veio e o porquê de ter surgido. Uma delas conta que a brincadeira nasceu na França, lá no século 16.

Nessa época, o ano novo era comemorado em outra data, no dia 25 de março, e as festividades da data acabavam apenas do dia 1º de abril. Porém, em 1564, o rei Carlos IX, que governava a França, instituiu a adoção do calendário gregoriano no país – aquele que utilizamos até hoje – determinando que o ano novo seria da maneira que conhecemos hoje, no dia 1 de janeiro.

E foi com zombadores que ridicularizavam e pregavam peças no dia 1 de abril enviando presentes não convencionais e um tanto estranhos e convites para festas que não existiam que o dia da mentira teria surgido.

1 de abril Dia da Mentira

Mas essa não é a única história em torno da data. Alguns dizem que o motivo de 1 de abril ser considerado o dia da mentira é porque a data teria sido inspirada na própria natureza. Isso porque ela costumava enganar as pessoas na virada de março com mudanças climáticas repentinas. E, por serem feitas de bobas pelo tempo todos os anos, as pessoas também teriam resolvido adotar a brincadeira para a vida, surgindo assim o dia da mentira ou dia dos bobos.

No Brasil, o dia da mentira é mais recente. O primeiro veículo a adotar a brincadeira foi um periódico que se chamava “A Mentira”, que foi veiculado no dia 1 de abril de 1848, no século 19. Na época o informativo transmitiu a notícia sobre o falecimento do imperador Dom Pedro, o que não havia acontecido, desmentindo a notícia apenas no dia seguinte.

Apesar de não sabemos ao certo de onde a brincadeira veio, a verdade é que a data é divertida, sendo uma oportunidade única no ano para tirarmos sarro de conhecidos sem julgamento algum.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados