Colégio Web

Dia das Crianças: Origem e Curiosidades

Publicidade

Na data de 12 de outubro é comemorado, no Brasil, o Dia das Crianças. Cai precisamente no mesmo dia de outra importante festividade: o dia da padroeira do país – a santa católica Nossa Senhora Aparecida. Quando essa época do ano se aproxima o comércio se agita, pois é, simplesmente, a segunda data do ano com maior faturamento para os lojistas e comerciantes em geral, perdendo somente para o Natal.

Em geral, como não poderia deixar de ser, as crianças amam esse dia, que é muito alegre – exceto para famílias mais humildes, que não podem comprar presentes.

Os pequenos amam essa data, pois são as grandes estrelas da festa. Porém, alguns pequeninos não são contemplados devido à condição financeira de seus pais.

Em nosso país, a origem dessa data importante é uma lei, criada no ano de 1924, pelo deputado Galdino do Valle Filho, no governo do presidente da República Arthur Bernardes – entre 1922-1926 –, mas, mesmo assim, era uma data que ficou escondida no calendário até a década de 1960.

Foi nesse momento em que a empresa norte-americana Johnson&Johnson, bem como a empresa brasileira de brinquedos Estrela criaram, em conjunto, a promoção “Semana do Bebê Robusto”, que aproveitava a data que, mesmo esquecida, já existia, para marcar essa entrega de prêmios e, de quebra, fazer aumentar as vendagens dos produtos de ambas as marcas. Rapidamente esse evento se tornou um grande sucesso e outras empresas voltadas para o segmento infantil e juvenil tomaram o mesmo tipo de iniciativa em uma época que passou a ser conhecida como “Semana da Criança”, movimentando fortemente o comércio de todo o país, deste então.

Tudo isso veio envolvido em uma forte carga emotiva, afinal a alegria de uma criança ao ser presenteada é uma das coisas mais comoventes que existe.

Dia das Crianças

Curiosidades do Dia das Crianças

É importante destacar uma curiosidade: o dia 12 é a comemoração da data apenas no Brasil, nos outros países – mais de 100 – a celebração é feita em outros momentos do ano. A seguir apontamos alguns dos países e suas formas de comemorar o Dia da Criança:

  • Japão – a data no país é a de 3 de março para meninas, sendo expostas muitas bonecas e em 5 de maio, exclusivamente para meninos, quando há grandes exposições de bonequinhos que parecem samurais. Na China, o Dia das Crianças é 5 de maio, também;
  • Nova Zelândia – a época é o último domingo do mês de outubro. Trata-se de um feriado, no qual as pessoas se reúnem em família, crianças brincam para valer e pais interagem com seus pequenos. Além disso, é escolhido um animal para ser homenageado na ocasião;
  • Moçambique – em 1 de junho se celebra a homenagem às crianças moçambicanas, lembrando massacres ocorridos por parte do exercito nazista, no ano de 1943. Não se trata de uma comemoração, mas sim reflexão e estímulo à proteção infantil local;
  • Turquia – a comemoração no país é em 23 de abril e se assemelha ao Brasil , porque se trata de um momento em que  crianças são presenteadas e passeiam com seus familiares;
  • Índia – o dia 12 do mês de novembro é também o dia em que completa mais um ano de comemorações a Jawahrial Nehru;

Em termos mundiais, há o Dia Universal das Crianças, instituído pela ONU, como homenagem à aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança, no ano de 1959.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados