Colégio Web

Detalhes das 4 Fases do Bebê

O bebê apresenta 4 fases muito lindas e perfeitas na vida da mãe, que compreende do primeiro mês de vida ao primeiro aninho. Vamos conhecê-las e diferenciá-las!

Publicidade

Cada momento do desenvolvimento infantil representa uma nova fase e novas descobertas. O mundo infantil é cheio de encanto e magia. Os bebês a todo o momento fazem suas descobertas, algumas mais adiantadas que o padrão, outras, menos. Cada pequenino possui o seu tempo de desenvolvimento, mas o que importa é que todas as fases sejam desenvolvidas com muito amor e carinho.

As 4 fases do bebê

Fases do Bebe

Primeira fase

A primeira fase é a fase dos primeiros três meses em que o bebê passa a maior parte do tempo, dormindo. Nessa fase, o bebê já consegue visualizar objetos e pessoas acompanhando os movimentos com os olhos. Abre e fecha as mãozinhas e leva objetos para a boca. É a fase em que o bebê aprende a se comunicar com o mundo, até então desconhecido. Ele se comunica, primeiramente, pelo choro, dá gritinhos e procura demonstrar o que o incomoda.

Segunda fase

A segunda fase compreende do quarto ao sétimo mês de vida. Nessa fase, o bebê já consegue expressar as suas alegrias e frustrações, podendo estranhar pessoas que não fazem parte da sua convivência diária. Gosta de ouvir sons, imita os sons, começa a balbuciar. Já possui habilidades para erguer a cabeça, ficar de bruços, rolar e quer saber tudo o que acontece em sua volta. Faz movimentos de estender a mão e pegar os objetos.

Terceira fase

A terceira fase compreende dos oitos aos onze meses de vida. Nessa fase, o bebê já senta e engatinha. Alguns bebês pulam a fase de engatinhar e logo procuram um apoio para levantar. Querem mesmo é andar! Essa fase é muito linda, pois o bebê já interage com outras pessoas querendo chamar a atenção. Demonstra irritação quando contrariado e ri muito das brincadeiras. Já consegue pronunciar algumas palavras (nenê, mama, dada), bate palminhas, joga beijinhos e dá tchau.

Quarta fase

A quarta fase o bebê completa um ano de vida. Nessa fase, já reconhece seu nome, demonstra seu estado de humor, mas ainda não sabe diferenciar manha de birra. Portanto, pais e educadores o choro ainda é a melhor forma de comunicação do bebê. É preciso atenção! Se esse choro for muito forte pode estar sentindo dor (dentinhos) ou estar irritado por algo que o esteja perturbando. Nesse caso, investigue pelo corpo, veja se está com febre, se não está com assaduras; e se persistir, leve-o ao médico.

Em todas essas fases o bebê é o centro de atenção dos pais e não é por acaso. Ele precisa de toda a atenção e cuidados. Aprenda a entender todas as fases do bebê que são muito importantes para o seu desenvolvimento físico e mental.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados